Samsung Electronics pondera divisão em duas empresas

EmpresasNegócios
0 0 Sem Comentários

A Samsung Electronics vai considerar a possibilidade de divisão em duas empresas, uma proposta do fundo de investimento americano Elliott Management. A notícia foi avançada pelo Seoul Economic Daily, citando fonte anónima.

Uma separação em duas empresas da Samsung Electronics iria permitir aos herdeiros da família fundadora, Lee, fortalecerem o seu domínio na maior fabricante de smartphones do mundo. Essa é a jóia da coroa do grupo empresarial. O fundo de investimento propôs a separação em outubro, com o intuito de impulsionar o valor das empresas para os acionistas.

O conselho de administração da Samsung Electronics irá reunir-se amanhã para responder à proposta do Elliott Management. De forma separada, o mercado financeiro Korea Exchange pediu uma resposta oficial da Samsung até às 6 da tarde locais, de forma a estabelecer se a empresa pretende ou não uma divisão.

Segundo a proposta do Elliott, a Samsung Electronics dividiria-se numa holding, para controlar os ativos, e numa empresa operacional. Pagaria um dividendo especial de 26 mil milhões de dólares e comprometia-se em regressar a um nível de 75% de free cash flow, bem como a nomear diretores independentes.

Desde que Jay Y. Lee assumiu a liderança da empresa, em maio de 2014, têm existido esforços maiores de reestruturação da gigante sul-coreana.

Num relatório publicado hoje e citado pela Reuters, a HI Investment escreveu que, mesmo que a Samsung Electronics não comente em questões específicas, como o calendário para a divisão, o grupo irá pelo menos estabelecer futuras modificações na estrutura de comando.

O grupo vendeu alguns ativos não essenciais ao mesmo tempo que intensificou esforços para a fusão entre duas afiliadas em 2015, uma medida de consolidação de ativos em subsidiárias chave através de uma empresa controlada por Jay Y. Lee e as suas duas irmãs. A família quer estabelecer uma ponte segura de transferência de controlo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor