Samsung lança app Android para proteger os olhos

AppsMobilidadeSmartphones
0 0 Sem Comentários

A Samsung desenvolveu uma aplicação para ajudar os utilizadores a protegerem os olhos, ao manterem os dispositivos móveis a uma distância de visualização ideal. É especialmente importante para as crianças, e estará disponível na Google Play para qualquer aparelho Android.

aplicação chama-se Safety Screen (Visor Seguro) e foi desenvolvida pela Samsung Gulf Electronics, em colaboração com a Leo Burnett MENA. Quando é descarregada e ativada, executa-se em segundo plano nos aparelhos móveis e pode ser protegida por uma palavra-passe pelos pais – a criança pode ter a tentação de desativar.

Como funciona? Através da integração de software de reconhecimento facial, sempre que o dispositivo móvel é utilizado muito perto dos olhos a aplicação lança uma animação que desliga o ecrã do equipamento. O utilizador só consegue desbloqueá-lo quando coloca o dispositivo à distância mínima de segurança recomendada. 

Tarek Sabbagh, o responsável máximo pela área de tecnologias da informação (TI) e divisão móvel da Samsung Gulf Electronics, sublinha que a utilização de aparelhos eletrónicos como smartphones e tablets está a aumentar rapidamente em todas as faixas etárias. Em muitos casos para o consumo de filmes e de jogos, o que implica exposição prolongada, noutros casos para fins educativos nas escolas. “As crianças passam longos períodos de tempo a utilizar os seus dispositivos móveis, mantendo-os sempre muito próximos dos olhos, algo que é desaconselhado e que pode prejudicar a visão”, sublinha Sabbagh.

O The Vision Council, uma organização fundada nos anos quarenta para promover o crescimento da indústria da saúde dos olhos, indica que o aumento do número de casos de miopia pode hoje ser atribuído à combinação entre a genética e fatores ambientais, incluindo a utilização de equipamentos digitais e a diminuição da exposição à luz natural através de atividades exteriores. O cansaço visual também afeta crianças e adolescentes, que acusam frequentemente fadiga ocular após longos períodos de utilização de equipamentos digitais.  

Perante este contexto, a Samsung, enquanto empresa que se preocupa com os seus utilizadores, lançou uma aplicação inovadora que ajuda os utilizadores a protegerem os seus olhos, lembrando-os permanentemente que devem manter os seus equipamentos a uma distância recomendada”, adianta Sabbagh. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor