Samsung aposta em segmento premium

Mobilidade

Para fazer face à queda nas receitas e à crescente soberania da Apple no segmento móvel, a Samsung anunciou uma mudança na estratégia da empresa relativamente à escolha de materiais e ao design dos equipamentos. A marca deverá apostar em produtos premium, à semelhança do Galaxy S6, apresentado este mês. A Samsung apresentou uma nova

Para fazer face à queda nas receitas e à crescente soberania da Apple no segmento móvel, a Samsung anunciou uma mudança na estratégia da empresa relativamente à escolha de materiais e ao design dos equipamentos. A marca deverá apostar em produtos premium, à semelhança do Galaxy S6, apresentado este mês.

Samsung-Electronics-Shop

A Samsung apresentou uma nova abordagem que pretende resolver alguns dos problemas que a marca tem vindo a enfrentar. Numa apresentação aos acionistas da empresa, foi consolidada a ideia de que a gama de produtos Samsung necessita de uma mudança a nível estético para que possa concorrer em pé de igualdade com as restantes marcas e, eventualmente, liderar o mercado.

Em setembro do último ano, a Samsung apresentou um conjunto de resultados que revelaram a primeira quebra na receita dos últimos nove anos, notícia que abalou os investidores e o setor. Para além do abrandamento financeiro, a empresa sul-coreana enfrenta ainda a concorrência da Apple, conhecida, precisamente, por desenvolver equipamentos que se enquadram numa gama mais elevada, mas também o surgimento de empresas chinesas como a Xiaomi que apresentam preços mais baratos para smartphones também com características mais avançadas.

A aposta deverá centrar-se em três categorias fundamentais: capas de metal, designs mais finos e ecrãs de alta definição. Algumas destas características, nomeadamente os materiais metálicos, já são visíveis nos smartphones Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, apresentados este mês, em Barcelona, no Mobile World Congress. 

O desenvolvimento de equipamentos premium representa uma tentativa para alcançar a liderança dos dispositivos móveis, tal como explica Oh-Hyun Kwon, vice-chairman da Samsung, numa carta enviada aos acionistas. Kwon afirma que a empresa irá focar-se “em desenvolver produtos premium e reforçar a liderança tecnológica para assegurar uma vantagem competitiva” e, continua, dizendo que, ao fazerem isso, manterão “a absoluta superioridade não só nos mercados avançados como também nos segmentos em crescimento como os mercados emergentes e de baixo custo”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor