Samsung adquire startup de pagamentos móveis LoopPay

e-Commercee-MarketingMobilidade

A Samsung quer implementar os pagamentos móveis como algo natural entre os consumidores e, para isso, anunciou a aquisição da LoopPay, uma startup norte-americana que desenvolve tecnologia neste sentido. As soluções da LoopPay deverão diferenciar-se das restantes já existentes por uma maior capacidade de cobertura. O universo dos pagamentos móveis tem sido uma aposta de

A Samsung quer implementar os pagamentos móveis como algo natural entre os consumidores e, para isso, anunciou a aquisição da LoopPay, uma startup norte-americana que desenvolve tecnologia neste sentido. As soluções da LoopPay deverão diferenciar-se das restantes já existentes por uma maior capacidade de cobertura.

samsung
O universo dos pagamentos móveis tem sido uma aposta de várias gigantes tecnológicas, como é o caso da Apple que lançou, em 2014, um sistema de pagamento através de smartphones, o Apple Pay. A Samsung quer agora entrar na corrida e, para isso, adquiriu a LoopPay.

A tecnologia desenvolvida pela LoopPay pauta-se pela inovação, em relação às restantes ofertas do mercado. Isto porque a solução desenvolvida por esta startup norte-americana pretende utilizar os leitores de cartões já existentes nas lojas e restantes superfícies comerciais para realizar os pagamentos móveis.

A estreia da Samsung neste segmento poderá, por isso, ser vencedora, considerando que as soluções que já existem não têm tido um taxa de aceitação elevada devido à dificuldade de implementação. As tecnologias de empresas como a Apple, Google ou PayPal requerem a introdução de novo hardware e software para que os pagamentos sejam realizados e a maioria dos comerciantes não se tem mostrado recetiva a esse esforço extra.

Executivos da Samsung, citados pela agência Reuters, afirmam que para além do inconveniente a nível de adaptação por parte das lojas, as opções que existem pecam ainda pela complexidade, tornando cada vez mais apetecível o já antigo pagamento com cartão, que requer apenas a passagem do mesmo nos leitores já disponíveis por toda a parte.

Já a solução desenvolvida pela LoopPay transforma esses mesmos leitores de cartões em recetores sem necessidade de contacto, possibilitando a utilização desta tecnologia em cerca de 90 por cento das lojas, fator que torna o serviço mais apelativo do que os restantes. A cobertura quase total dos negócios já existentes deverá ser a característica mais importante deste sistema de pagamentos móveis.

Mais informações poderão ser divulgadas já no próximo mês, no Mobile World Congress, em Barcelona, de acordo com as declarações de Injong Rhee, responsável por este projeto, que garantiu a apresentação de novidades em breve bem como a introdução desta tecnologia nos próximos smartphones da Samsung. Rhee definiu este novo sistema como um ponto de viragem, explicando que “trata-se de mudar o comportamento do utilizador, não se trata de quem é o primeiro no mercado”.

A aquisição da LoopPay foi realizada em conjunto com a Visa e com a Synchrony Financial, num acordo que vem sendo negociado desde 2013. Will Graylin, CEO da LoopPlay, em declarações ao TechCrunch, afirma que a Samsung contactou a startup em novembro de 2013, após o lançamento de um projeto no Kickstarter. Graylin acrescenta que o negócio com a Visa e com a Synchrony já estaria fechado desde julho de 2014 mas que não anunciaram o investimento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor