Samsung abandona venda de portáteis na Europa

ChromebookEscritórioMobilidadeNegóciosPortáteis

A Samsung vai deixar de vender computadores portáteis no território europeu, devido à baixa procura dos seus produtos na região. Num comunicado oficial pode ler-se que a suspensão de vendas abrange também os notebooks e os Chromebooks, computadores de baixo custo com sistema operativo Android, da Google. A fabricante sul-coreana vai focar-se, assim, no negócio

A Samsung vai deixar de vender computadores portáteis no território europeu, devido à baixa procura dos seus produtos na região.

samsung

Num comunicado oficial pode ler-se que a suspensão de vendas abrange também os notebooks e os Chromebooks, computadores de baixo custo com sistema operativo Android, da Google.

A fabricante sul-coreana vai focar-se, assim, no negócio de dispositivos móveis, após a venda de vários produtos bem recebidos, como o smartphone Galaxy S5 e o phablet Note 3.

Esta medida já tinha sido antecipada por muitos observadores da indústria, devido ao facto da empresa não ter conseguido anunciar nenhum novo laptop ou produtos Chromebook na recente exposição IFA, em Berlim.

A Samsung não é a primeira a tomar medidas no mercado dos PCs. A Sony, por exemplo, vendeu a sua linha Vaio; a Toshiba anunciou alterações; e a HP e a Dell estiveram em negociações para uma fusão com a EMC, devido à crise neste mercado.

“Nós adaptamo-nos rapidamente às necessidades do mercado. Por agora vamos deixar de vender laptops na Europa incluindo Chromebooks. Esta suspensão aplica-se apenas à Europa e não a outros mercados”, segundo um porta-voz da Samsung. “Vamos continuar a avaliar cuidadosamente as condições do mercado e vai fazer mais ajustes para manter a nossa competitividade nas categorias de PCs emergentes”, acrescentou.

Relativamente a esta mediada, ainda não houve nenhuma informação quanto a eventuais perdas de emprego dentro de Samsung.

Neste ano nem a Samsung nem a Sony conseguiram entrar no Top 5 dos maiores fabricantes de PCs.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor