Salesforce: “Nós vamos sugar a vida da Microsoft”

CRMe-MarketingNegóciosSoftware

Embora a posição oficial seja outra, mais suave, Jody Kohner, executiva da Salesforce, emitiu uma opinião curiosa, sobre a parceria com a Microsoft, durante a sua intervenção no boot camp training da empresa: “nós vamos abraçar a Microsoft. Depois vamos fingir que somos uma jibóia… E vamos sugar a vida deles!” A frase foi proferida

Embora a posição oficial seja outra, mais suave, Jody Kohner, executiva da Salesforce, emitiu uma opinião curiosa, sobre a parceria com a Microsoft, durante a sua intervenção no boot camp training da empresa: “nós vamos abraçar a Microsoft. Depois vamos fingir que somos uma jibóia… E vamos sugar a vida deles!”

05-29microsoftSalesforceComPartnership_Web

A frase foi proferida pela Diretora de Marketing de Produto da Salesforce.com num evento destinado a formar novos empregados da empresa. Ela estava ali para motivar as tropas – afinal é um boot camp – e isso pode ajudar a enquadrar o estilo da afirmação. Mas não se pense que foi uma frase isolada pois também foi possível ouvir Jody desafiar os executivos da Microsoft a gerirem os seus negócios a partir do smartphone concluindo que no final se iriam questionar: “Ei! Qual é a estratégia mobile da Microsoft?”. Estas informações foram veiculadas pelo jornalista David Whitford, da Inc.

Esta postura de alguém da Salesforce relativamente à Microsoft faz-nos recuar no tempo até à era de Steve Balmer como CEO da empresa fundada por Bill Gates. Durante vários anos, as duas empresas lutaram taco-a-taco no mercado de software de Customer Relationship Management (CRM), principal área de acção da Salesforce. Apesar disso, em maio passado, foi anunciada uma parceria pelos líderes das duas empresas (na foto), Steve Nadella da Microsoft e Marc Benioff da Salesforce.com. O estilo de Nadella mais calmo e conciliador poderá ter contribuído significativamente  para este acordo em que se define que a Salesforce irá criar uma app para Windows Phone ao mesmo tempo que integrará o seu software com o Microsoft Office.

Oficialmente, ambas as empresas mantêm um registo mais condizente com esta parceria do que com o tom mais aguerrido de Jody Kohner. O Business Insider noticia que o Departamento de Relações Públicas da Salesforce.com declarou que a empresa “valoriza profundamente a parceria com a Microsoft e os comentários de alguém da nossa equipa de vendas não representam com precisão a nossa aliança. A parceria entre a Microsoft e a Salesforce.com é um reflexo do compromisso de ambas as empresas em colocar o cliente em primeiro lugar”.

Também um porta-voz da Microsoft disse ao mesmo órgão noticioso que “o foco da nossa parceria com a Salesforce é oferecer grandes benefícios aos nossos clientes e é para aí que a nossa paixão está direcionada”, deixando antever que este episódio não terá repercussões de maior.

No entanto, os novos recrutas da Salesforce.com parecem ter gostado da intervenção de JodyKohner. Whitford teve aceso ao feedback sobre as várias intervenções e a de Jody teve uma avaliação quase perfeita, muito perto da nota máxima, sendo ela a melhor oradora da semana.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor