Sage já cumpre regras do Sistema de Inventário Permanente

NegóciosSoftware
0 0 Sem Comentários

As soluções Sage estão preparadas para responder às novas regras do Sistema de Inventário Permanente, um requisito contabilístico e fiscal que entra em vigor em janeiro de 2016, de acordo com o Decreto-Lei 98/2015, de 2 de junho, garante a empresa.

“O software Sage está preparado para responder às novas regras. É uma prioridade para a Sage que os nossos clientes tenham assegurado o cumprimento integral das novas normas contabilísticas e fiscais associadas ao inventário permanente”, referiu em comunicado Ana Teresa Ribeiro, SMB Managing Director da Sage, acrescentando que “sendo um tema que gera algumas dúvidas, estamos empenhados em esclarecer atempadamente os diversos interessados – empresários, contabilistas e outros – através de sessões online gratuitas e sessões de esclarecimento em conjunto com as Associações Comerciais e Industriais locais de Norte a Sul do país”.

O sistema de inventário permanente consiste na identificação dos bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.

Esta é apresentada como uma medida de combate à fraude e evasão fiscal que vem alargar o número de empresas sujeitas à obrigatoriedade de adotar o inventário permanente. A alteração ao Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de junho aplica-se às empresas que, à data do balanço, ultrapassem 2 dos 3 critérios seguintes: 350 mil euros de balanço, 700 mil euros de vendas líquidas e 10 empregados.

Ou seja, a partir de 2016, apenas as empresas classificadas como microentidades ficarão dispensadas da adoção do sistema de inventário permanente, mantendo-se fora desta obrigação alguns setores de atividade como agricultura, prestação de serviços e pequeno retalho.

“É objetivo da Sage acompanhar de perto estes processos para que os seus clientes cumpram todos os requisitos legais”. Neste sentido, a empresa desenvolveu uma campanha para ajudar a esclarecer as alterações que entrarão em vigor no início do próximo ano, sob o mote “Simplifique o seu Inventário, escolha Software Sage”. A empresa vai ainda disponibilizar um conjunto de informação aos seus clientes e promover um webinar gratuito amanhã, dia 23 de dezembro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor