Robô humanoide da Toshiba mostra futuro do turismo em Berlim

Ciênciae-MarketingInovaçãoInvestigação
0 2 Sem Comentários

Uma semana depois da BTL em Portugal, a maior convenção de turismo do mundo vai decorrer em Berlim com uma presença particular: a Toshiba irá fazer demonstrações do seu robô humanoide ChihiraKanae e olhar para o futuro da indústria.

A ITB Berlim acontece entre 9 e 13 de março e nesta edição um dos focos será o impacto da chamada “quarta revolução industrial” e da inteligência artificial no futuro do turismo. Cerca de 400 especialistas e empreendedores da área vão reunir-se na capital alemã e será a primeira vez que o robô humanoide ChihiraKanae da Toshiba mostra na Europa o que os serviços turísticos poderão ser no médio prazo. À primeira vista, é quase impossível distinguir o robô de uma pessoa, o que é até um pouco assustador.

No dia de arranque, o co-diretor do programa Oxford Martin para a Tecnologia e Emprego da Universidade de Oxford, Carl Benedikt Frey, vai fazer uma das intervenções mais aguardadas. O tema é “O futuro do trabalho na indústria do turismo: os robôs humanoides vão tornar-nos defuntos?” O especialista irá falar sobre a utilização da inteligência artificial e robôs no sector dos serviços, a situação na indústria e como os empregos relacionados vão mudar.

O comissário europeu para a Economia e Sociedade digital, Günther H. Oettinger, vai fazer depois uma apresentação sobre a “mega tendência da digitalização.” Entre os tópicos que o responsável vai abordar estão as condições políticas e tecnológicas na União Europeia, e que determinarão o sucesso da transição digital e desenvolvimentos inovadores para manter a competitividade do turismo.

Haverá de seguida entrevistas ao CEO da plataforma online Booking.com, Darren Huston, e ao vice-presidente de Travel e Shopping da Google, Oliver Heckmann. Este é o executivo que tem a seu cargo o mercado de viagens da Google, que recentemente introduziu em Portugal o serviço Google Voos. Beckmann irá explicar porque considera que a inspiração para as viagens e o processo de reserva estão interligados e vai revelar um pouco da nova Destination Mobile Interface da empresa.

No dia 11, a Toshiba fará as demos do ChihiraKanae, que fala inglês, japonês e chinês, faz gestos com os braços e mãos robóticas, altera a expressão facial, reconhece caras e demonstra emoções. Hitoshi Tokuda, especialista a unidade de marketing e investigação da Toshiba, vai responder às perguntas da audiência. Depois, o vice-presidente de Analítica de Turismo e Resorts da Adara (uma plataforma de big data para o turismo) vai falar do futuro da indústria.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor