Ricoh ajuda na luta contra o Alzheimer com o projeto Printed Memories

CiênciaInovaçãoProjetos

A tecnológica lança um novo projeto de Responsabilidade Social Corporativa intitulado Printed Memories que procura lutar contra o Alzheimer, a principal causa de demência e de morte relacionada com esta condição.

O projeto europeu em fase piloto que conta com a participação da Ricoh Portugal, juntamente com Espanha, Polónia e Reino Unido, em que estarão implicados tanto os colaboradores da empresa, como o uso da sua tecnologia de colaboração e impressão.

Laura Rodríguez, responsável de Responsabilidade Social Corporativa da Ricoh Espanha e Portugal (RSC), afirma que “Printed Memories é um projeto poderoso de RSC que contribuirá para melhorar de maneira integral as condições de vida das pessoas com Alzheimer e dos seus familiares. Comprometemo-nos a envolver as nossas equipas e usar as nossas tecnologias e experiência no âmbito da colaboração e impressão para ajudar nas terapias de memória e psicoestimulação”.

Ao nível internacional, a Ricoh estabeleceu uma parceria com a Alzheimer´s Research, a principal organização mundial de investigação, focada em encontrar uma solução para a doença de Alzheimer. O objetivo é ajudar a conseguir o primeiro tratamento contra a doença com vista a mudar a vida dos pacientes no ano 2025.

Em Portugal e Espanha a empresa colabora com três entidades sociais: no Porto, com o Equipamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, focado no apoio e ajuda aos pacientes; em Barcelona, com a Fundación Pasqual Maragall, para apoiar a investigação do Alzheimer; e em Madrid, com a Asociación de Familiares de Enfermos de Alzheimer de Alcobendas y San Sebastián de los Reyes, que trabalha no sentido de apoiar os familiares e doentes.
A Ricoh colabora ainda com a empresa de impressão e encadernação de livros Book Print Digital para imprimir álbuns de fotos que ajudem os pacientes de Alzheimer na terapia de memória.

No final de novembro e dezembro a Ricoh organizará uma série de atividades em Portugal e Espanha com um duplo objetivo: por um lado, aumentar a consciência sobre a doença de Alzheimer e instruir os seus colaboradores sobre as causas, consequências e o estado atual da investigação; por outro lado, recolher fundos para apoiar o projeto.

No final de novembro organizar-se-ão três sessões de apresentação no Porto, Barcelona e Madrid para que cada uma das ONGs participantes expliquem aos colaboradores da Ricoh o seu projeto de ajuda a doentes de Alzheimer e aos seus familiares.

Desta forma, no próximo dia 24 de novembro, o Psiquiatra da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, Fernandes Costa, vem aos escritórios da Ricoh para explicar aos colaboradores o que é a doença de Alzheimer e como devemos proceder caso tenhamos uma situação destas na família. No mesmo dia, o Provedor da Misericórdia de Gaia, Artur de Almeida Leite, explicará o trabalho que a instituição faz com os utentes, sessão que será transmitida em direto para os escritórios de Lisboa e Espanha.

Paralelamente, durante o Mês Solidário, que a empresa celebra em dezembro, serão levadas a cabo ações de recolha de fundos nos escritórios da Ricoh, tais como: Convívios solidários, sorteios, doações e a venda de camisolas.

Os fundos arrecadados graças a todas as ações decorridas durante o mês de dezembro, destinar-se-ão integralmente a esta causa: a Ricoh Espanha comprometeu-se a doar parte dos fundos para ajudar a investigação sobre a doença através da colaboração com a Fundação Pascual Maragall. A outra parte destinar-se-á a equipar as instituições e centros que cuidam de pessoas com Alzheimer do Porto e Madrid, com quadros interativos. Estas ferramentas de colaboração empresarial da Ricoh servirão para realizar sessões de psicoestimulação para os doentes de Alzheimer. Além disso, os centros participantes contarão com voluntários da Ricoh que darão formação sobre como usar os quadros interativos.

“Printed Memories” para a psicoestimulação

Já se provou que as fotografias familiares que se utilizam na terapia da memória ajudam os doentes com Alzheimer a estimular a atividade cerebral, permitindo-lhes recordar e conetar-se com eventos, lugares e pessoas nas suas vidas. Por isso, em colaboração com a Book Print Digital, a Ricoh elaborará álbuns de fotos impressos com as lembranças dos pacientes de Alzheimer que serão uma ferramenta de ajuda nesta terapia. Para isso, os voluntários da Ricoh recolhem fotos dos pacientes de Alzheimer das instituições do Porto e de Madrid e organizarão os álbuns que serão impressos e oferecidos aos próprios pacientes.

Além disso, utilizando as próprias soluções, a Ricoh lançará em dezembro a plataforma online “Printed Memories” para o envio de postais ao nível internacional, que tem como objetivo ajudar os pacientes com demência a manterem-se em contacto com os seus familiares e amigos. Esta plataforma online também serve para a recolha de fundos para a causa em questão, de modo a que por cada postal enviado, se doe 1€ à Alzheimer´s Research.