Representantes da CMU em Portugal para discutir futuro da parceria

InovaçãoNegóciosProjetos

Uma delegação liderada pelo Presidente da Carnegie Mellon University (CMU), Farnam Jahanian, está em Portugal, desde ontem e vai reunir-se com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para avaliarem a continuidade da colaboração da instituição com o nosso país.

A visita de dois dias (16 e 17 de julho) será preenchida com reuniões, visitas a empresas e um debate alargado com representantes das universidades e instituições de investigação portuguesas, bem como empreendedores, líderes de empresas, e representantes de outros organismos públicos.

“A parceria entre a CMU e as universidades portuguesas criou já um ecossistema internacional fértil, na captação de talento, na investigação, e nos fluxos de ideias e de pessoas entre academia e empresas que resultaram já numa cultura única que vai da ciência à inovação. Este espirito deu origem, por exemplo, a 11 startups no âmbito do Programa com centenas de postos de trabalho em tecnologias de ponta no país e que atraíram já investimento estrangeiro muito significativo”, refere, em comunicado, José M. F. Moura, diretor do Programa CMU Portugal.

“Pretende-se com esta visita aprofundar a colaboração entre Portugal e a CMU como agente de mudança desenvolvendo atividades significativamente diferentes das que tradicionalmente associamos à universidade e que reforcem o espirito empreendedor e inovação dos académicos Portugueses criando emprego de alta qualidade e riqueza em Portugal”, acrescenta o responsável.

Para além do Presidente da CMU e do diretor do Programa CMU Portugal, a delegação da universidade conta com Manuela Veloso, diretora do departamento de Machine Learning; Raj Rajkumar do departamento de Electrical and Computer Engineering, que é também diretor da iniciativa Metro 21 e do GM Collaborative Research Lab; Jodi Forlizzi do Human-Computer Interaction Institute e da School of Computer Science; e  Rick Siger, diretor da área de Strategic Initiatives and Engagement de CMU.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor