Relatório da ETSI define rumo da cloud na Europa

Cloud

Empresas, associações, organismos do Estado e entidades de normalização juntaram-se para debater o futuro da cloud na Europa. A iniciativa tem como objetivo definir um mapa das normas necessárias para garantir o desenvolvimento de um conjunto de objetivos fixados nas políticas europeias. O primeiro relatório da iniciativa mostra casos e listas práticas. O relatório produzido procura

Empresas, associações, organismos do Estado e entidades de normalização juntaram-se para debater o futuro da cloud na Europa.

137188913A iniciativa tem como objetivo definir um mapa das normas necessárias para garantir o desenvolvimento de um conjunto de objetivos fixados nas políticas europeias. O primeiro relatório da iniciativa mostra casos e listas práticas.

O relatório produzido procura definir papéis e quantificar o peso do setor e dos projetos que acolhe no espaço europeu, identificando e classificando cerca de cem casos de utilização de cloud computing, ou listando cerca 20 empresas e mais de 150 documentos relevantes na área de cloud computing.

O relatório da ETSI foi divulgado no passado mês de dezembro no âmbito de um evento que juntou mais de cem especialistas na área da cloud e que serviu para apresentar e debater a iniciativa.

Os objetivos do continente europeu na área da cloud estão alinhados numa estratégia que foi identificada como European Cloud Computing Strategy. Nesta estratégia foram definidas metas como a criação de 2,5 milhões de empregos na região e um aumento do PIB, até 2020, para os 160 mil milhões de euros.

É preciso uniformizar práticas, clarificar regras e introduzir princípios que ofereçam resposta a preocupações como a segurança e outras de modo a atingir estes objetivos.

A ETSI está a reunir apoios para ter um papel ativo na missão.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor