Regresso ao Futuro já em 2017 pelas mãos da Airbus

Negócios

A Airbus quer testar o seu protótipo de carro voador autónomo como forma de evitar o engarrafamento em cidades até o final do ano, disse ontem o diretor-executivo do grupo aeroespacial, citado pela Reuters.

O ano passado, a Airbus criou a Urban Air Mobility, uma unidade de negócio que explora conceitos como um veículo para transportar indivíduos ou um veículo no estilo de helicóptero que pode transportar vários pilotos.

O objetivo seria que as pessoas reservassem o veículo usando uma aplicação, semelhante aos sistemas de partilha de automóveis, explica a agência de notícias.

“Há cem anos, o transporte urbano foi subterrâneo, agora temos os meios tecnológicos para ir acima do solo”, disse o presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, na conferência de tecnologia digital DLD em Munique.

O presidente diz ainda esperar poder fazer voar um veículo de demonstração para transporte de uma pessoa até ao final do ano.

“Estamos numa fase de experimentação, levamos este desenvolvimento muito a sério”, disse, acrescentando que a Airbus reconheceu que essas tecnologias teriam de ser limpas para evitar mais poluição nas cidades congestionadas.

Enders disse que a Airbus, como maior fabricante mundial de helicópteros comerciais, queria investir para aproveitar ao máximo as novas tecnologias, como a condução autónoma e a inteligência artificial, para inaugurar o que significa uma era de carros voadores.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor