Receitas com SaaS chegam a 20 mil milhões de dólares

Negócios

O relatório Global 100 Software Leaders, divulgado pela PwC, aponta que a necessidade de atuação em diferentes segmentos tem feito as empresas líderes do mercado a adotar soluções flexíveis e de fácil administração. Daí o crescimento acelerado do mercado de SaaS (Software as a Service). Se antes o paradigma em TI era manter um mainframe próprio

O relatório Global 100 Software Leaders, divulgado pela PwC, aponta que a necessidade de atuação em diferentes segmentos tem feito as empresas líderes do mercado a adotar soluções flexíveis e de fácil administração. Daí o crescimento acelerado do mercado de SaaS (Software as a Service).

SAASSe antes o paradigma em TI era manter um mainframe próprio e até mesmo desenvolver internamente as soluções implementadas nas empresas, agora o mercado tem exigido um maior nível de especialização e rapidez na implementação das soluções.

O relatório da PwC apontou que a receita das empresas com SaaS cresceu cerca de 60 por cento, para 20 mil milhões de dólares no ano. A Salesforce, pioneira na oferta de software no modelo SaaS, continua a subir no ranking e agora ocupa a 13ª posição. A Google, também em crescimento, subiu seis posições, passando de 58° lugar para 52º. Várias empresas típicas da área de hardware aparecem pela primeira vez na lista, como Dell (64º lugar) e NCR (59º).

“Estamos a ver novos competidores no ranking do Global 100 Software Leaders“, diz Mark McCaffrey, responsável pela área de software global da PwC. “Como produtos de todos os tipos estão a generalizar-se, as empresas agora procuram olhar para o valor do software.” Na opinião dele, como as fronteiras entre software, hardware e serviços estão se tornando menos claras, os mercados de tecnologia vivenciam um período um pouco caótico.

“A turbulência vai confundir e talvez sobrecarregar algumas empresas confortavelmente acomodados nos seus mercados tradicionais e que não estão dispostas a mudar. Mas aquelas que forem rápidas, flexíveis e inteligentes na hora de escolher a sua fatia de mercado e o modelo de negócios adequado manterão o fluxo de receitas e obterão lucros que nunca imaginaram”, diz o relatório.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor