Quer conhecer o Escritório do Futuro? Vamos a isso! [com vídeo]

e-MarketingNegócios

O “Out Of The Office” é um livro e ao mesmo tempo uma aplicação móvel, que nos conta tudo sobre o Escritório do Futuro. Curioso? Da coautoria de José Gabriel Quaresma, jornalista e pivot da TVI 24, e Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers, o “Out of the Office” é um livro dedicado à temática do

O “Out Of The Office” é um livro e ao mesmo tempo uma aplicação móvel, que nos conta tudo sobre o Escritório do Futuro. Curioso?

IMG_6922

Da coautoria de José Gabriel Quaresma, jornalista e pivot da TVI 24, e Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers, o “Out of the Office” é um livro dedicado à temática do Escritório do Futuro. Ao longo da obra, vão sendo apresentados diversos casos reais, que descrevem histórias e pessoas que se tornaram mais eficientes e produtivas ao investirem na adoção de novos modelos de trabalho, de tecnologia colaborativa e de espaços de trabalho inovadores. Este livro conta-lhe, ainda, histórias de empresas que estão a reestruturar a sua atividade e a procurar novas formas de trabalhar.

De acordo com Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers: “Fala-nos, por exemplo, da história de um advogado que iniciou a sua carreira de forma normal, num escritório de advogados mas, devido a alguns problemas de saúde, teve dificuldade em relançar a sua atividade, descobrindo, então, o Escritório Virtual. Para além disso, fala-nos também de outras empresas que adotaram o Co-Working e começaram a trabalhar num espaço partilhado e de pessoas que trabalham a partir de casa com acesso remoto ao escritório, o chamado Teletrabalho”. É a combinação destes três modelos, o “Escritório Virtual”, o “Co-Working” e o “Teletrabalho” que representa o Escritório que tem os olhos postos no Futuro.

O título “Out Of The Office” chama a atenção e demonstra, a partir de case studies, que, hoje em dia, as pessoas e as empresas não precisam de ter um espaço físico convencional para desenvolver a sua atividade. Atualmente, com as tecnologias a borbulhar de entusiasmo, já pode desenvolver o seu trabalho onde quer que esteja. Carlos Gonçalves sublinha que “mais importante do que o local onde fazemos é aquilo que fazemos – os resultados do nosso trabalho”.

Para que o seu negócio resulte fora do escritório é necessário que exista um elo de ligação ao gabinete, sendo ele, neste caso, a aplicação “My Office”. Esta aplicação, pioneira a nível internacional, foi desenvolvida em 2008, em 2010 passou a estar disponível na App Store e, em 2011, no Google Play. “Os nossos clientes, onde quer que estejam, são notificados sobre a chegada de uma correspondência, de uma chamada telefónica ou de um fax e, portanto, acaba por ser uma ferramenta que lhes permite dar sequência a tudo o que tenha que ver com o escritório”, explica Carlos Gonçalves.

Esta obra vem impulsionar, em certa medida, outras pessoas e outras empresas a adotarem estes novos modelos de trabalho. Ao abordar casos de sucesso e ao exaltar que estes modelos não são exclusivos das pequenas empresas e que há, portanto, multinacionais que também os apadrinham, as pessoas, de certa forma, vão reconhecer que existem formas alternativas de trabalho, que são vantajosas, não só em termos de custos, mas também em termos de eficiência e produtividade.

O “Out Of The Office” acaba por ser, tal como Carlos Gonçalves o descreve, “um livro de histórias, um livro de casos de sucesso, ou seja, é quase como um documentário que acaba por ser inovador, porque não é um livro técnico; é um livro com uma leitura muito simples, que conta histórias na primeira pessoa e que facilita muito a leitura”.

acw1-960x370

No contexto atual de crise, há milhares de pessoas que, estando desempregadas, começam a desenvolver os seus próprios negócios e a trabalhar a partir de casa. Contudo, através do Escritório Virtual, podem vir a usufruir de uma morada de prestígio, com salas de reunião, com atendimento telefónico personalizado, com gestão de correspondência, com notificação automática das chamadas telefónicas e chegada de correspondência. Existe, ainda, a possibilidade de, pontualmente, utilizarem um espaço de Co-Working, onde vão estar em contacto com outros profissionais.

O “Out Of The Office” foi lançado em Maio, na Fnac, e está disponível em praticamente todas as livrarias, por 18,90 euros. Existe, também, a versão e-book, que poderá ser comprada por quem não aspire a versão em papel e tem, ainda, a particularidade de ter uma aplicação de realidade aumentada, que permite ao leitor interagir com o livro, ao visualizar vídeos e conteúdos 3D, relacionados com as histórias que se encontra a ler.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor