Qualcomm anuncia novas apostas no CES 2016

InovaçãoProjetosWearable

O CES 2016, em Las Vegas, foi palco das mais recentes novidades da Qualcomm. Carros mais inteligentes, Internet das Coisas, drones e wearables foram apenas algumas das temáticas destacadas pela empresa.

A fabricante de San Diego anunciou que está a investir no desenvolvimento de carros conectados e inteligentes. O Snapdragon 602A é um chip desenvolvido especialmente para computadores de bordo conectados e sistemas de entretenimento automotivo. Segundo a Qualcomm, a primeira fabricante a adotar o chip será a Audi com o Audi Connect, que será capaz de se conectar às redes LTE-A, o 4,5G.

A empresa aproveitou também para lançar o Snapdragon X5, um modem 4G de baixo custo idealizado para equipar dispositivos de Internet das Coisas. O modem é capaz de realizar transmissão de dados de 150 Mbps, tanto em redes FDD quanto TDD LTE, DC-HSPA, GSM, TD-SCDMA e CDMA2000/1x. Traz um CPU ARM Cortex A7 embarcado, de 1,2 GHz e utiliza aplicações Linux.

Durante o evento, a Qualcomm divulgou que planeia lançar chips especialmente desenvolvidos para casas conectadas com a plataforma Snapdragon 212. A Smartphone Home Reference Platform baseia-se no processador Snapdragon 212, de baixo custo, lançado o ano passado. O sistema reúne tecnologias de reconhecimento de voz e integra computação, áudio, vídeo, câmaras, redes e capacidade de controlo centralizado. A proposta da plataforma é facilitar o desenvolvimento de produtos por parte das OEMs, fabricantes de eletrodomésticos, que queiram investir na criação de produtos de Internet das Coisas.

Para embarcar nas popularidades dos drones, a Qualcomm está a desenvolver uma plataforma chamada YING. Ainda que haja poucos detalhes sobre a novidade, é provável que ela venha a facilitar a construção e operação de drones, especialmente aqueles que estão conectados a smartphones, bem como a outros aparelhos.

A Qualcomm aptX HD foi outra novidade da empresa que apresentou um codec melhorado que oferece música com qualidade 24 bit através de uma conexão Bluetooth. Baseado na existente plataforma áudio aptX, o aptX HD é projetado para permitir que os produtores de sistemas de áudio usufruam de uma maior qualidade de áudio.

Outro destaque foi a nova série de SoC (System-on-Chip) Bluetooth Smart 4.2 que pretende ajudar os engenheiros a atender às necessidades de um mundo sempre conectado. A série CSR102x é otimizada para aplicações no âmbito da Internet das Coisas, incluindo comandos remotos wireless, smartwatches simples, soluções de domótica e beacons, em situações que precisam de combinar desempenho, autonomia e custos de conteúdos.

Foi ainda anunciado o Qualcomm Wi-Fi SON, o primeiro set completo de características de derivação para produtos de networking que alimentam smart gateways, router wireless, extensores de autonomia e pontos de acesso em conjunto com vários OEMs, entre os quais a Airtight, a Asus, a D-Link, a Linksys e a TP-Link.

Por último, a Qualcomm anunciou o lançamento de novos produtos Wi-Fi banda-larga com suporte para o standard Wi-Fi 802.11ad que funciona a uma frequência de 60GHz e que permite elevada velocidade de transmissão ao fim de 4,600Mbps (4.6Gbps).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor