QTS 4.3.4 da QNAP traz novas funcionalidades e dezenas de melhorias

Data-Storage

A QNAP lançou oficialmente o QTS 4.3.4, a nova versão do sistema operativo desenvolvido com um foco no “essencial do armazenamento” e que oferece maior performance, funcionalidades multifunções e elevada segurança às soluções NAS da tecnológica.

“Além de resolver as atuais necessidades das TI ao aumentar a acessibilidade do suporte de instantâneos (snapshots) – agora disponível em sistemas com apenas 1GB RAM – para ajudar os utilizadores a mitigar eficientemente o impacto de ataques de rasomware, a QNAP torna reais as tendências TI do futuro ao transcender o armazenamento em direção ao processamento gráfico, Internet das Coisas (IoT) e variadas novas tecnologias para experiências multimédia,” disse a propósito Tony Lu, Gestor de Produto da QNAP.

“O desenvolvimento continuado do QTS oferece aos NAS da QNAP maior potencial no desempenho de um papel nuclear em requisitos de infraestruturas TI atuais e de amanhã”, concluiu o executivo.

Entre as novas apps e funcionalidades  do QTS 4.3.4 estão o  Gestor de Armazenamento e Snapshots, que enfatiza a importância paralela da gestão de armazenamento e proteção de snapshots com uma interface mais completa e intuitiva. Agora os volumes e LUN são facilmente identificáveis, os Snapshots para NAS baseados em processadores ARM, com blocos que oferecem uma solução de recuperação de backup de dados rápida e fácil para se proteger da perda de dados e potenciais ataques de malware, e a Pasta Partilhada Snapshot que está num volume único de forma a reduzir o tempo de recuperação de pastas para apenas alguns segundos. Os NAS QNAP com processadores AnnapurnaLabs podem suportar snapshots com apenas 1GB RAM.

Além disso, permite a partilha um único volume/RAID SSD com todos os volumes/iSCSI LUNs para cache de leitura ou escrita que equilibra eficientemente a flexibilidade e necessidades por capacidade, e tem RAID 50/60, que ajuda no equilíbrio entre capacidade, proteção e performance para NAS de alta capacidade com mais de 10 baías.

A hierarquização automática inteligente Qtier 2.0 é outra das funcionalidades e acrescenta capacidades IO Aware para armazenamento hierarquizado SSD para assim manter um espaço reservado tipo cache e lidar com “I/O burst” em tempo real.

File Station suporta acesso direto USB a dispositivos móveis e o conversor OCR extrai texto de imagens. Já o Qsync permite sincronização de ficheiros entre dispositivos para grupos de trabalho, o Qsirch facilita a busca de ficheiros por texto e o Qfiling automatiza a organização de ficheiros.

O novo SO oferece ainda processamento de imagem e performance VM aumentados com computação acelerada por GPU com placas gráficas PCIe,  suporte para fotos e vídeos a 360 graus, streaming de media para Leitor VLC e controlo multimédia multi-zona Cinema28.

Este lançamento marca também a apresentação oficial da Hybrid Backup Sync, que consolida o backup, restauro e sincronização, facilitando a transferência de dados para espaços locais, remotos e na nuvem. 

Qboost é uma ferramenta de otimização NAS que vai ajudar os utilizadores a monitorizar recursos de memória, liberta recursos de sistema e agenda aplicações para aumentar a produtividade.

Por outro lado,  o QButton personaliza as ações dos botões do controlo remoto QNAP (RM-IR004) para reprodução de listas de música, visualização de um canal de vigilância ou reiniciar/desligar o NAS. A QIoT Suite Lite oferece práticos módulos de desenvolvimento IoT para acelerar a implementação e armazena dados IoT no NAS QNAP. O agente IFTTT permite a criação de applets para conectar vários dispositivos/serviços com ligação à Internet para apps simples e poderosas que facilitam o fluxo de trabalho.

O QTS 4.3.4 está já disponível para alguns NAS QNAP mas as funcionalidades estão sujeitas a alterações e podem não estar disponíveis em todos os modelo.