Putin proíbe o uso de VPN na Rússia

e-RegulaçãoLegal

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei que proíbe o uso de tecnologia que permite ter acesso a sites proibidos pelo governo Russo.

Esta lei promulgada ontem domingo (30 de julho) já foi aprovada pela Duma, a câmara baixa do parlamento russo, e entrará em vigor no dia 1 de novembro.

Ficará assim proibido  o uso de redes privadas virtuais (VPNs) e outras tecnologias, que permitem a navegação anónima na internet.

Segundo a imprensa internacional, Leonid Levin, chefe do comitê de política de informação do parlamento russo, disse que a lei não tem como objetivo impor restrições aos cidadãos que respeitam a lei, mas apenas com o objetivo de bloquear o acesso a “conteúdos ilegais”.

Este ação por parte de alguns governos, que dizem atuar em defesa das suas populações, não é nova.  Há muito que a China faz uma censura on-line, através do seu conhecido, Great Firewall. 

Os sites mais usados das  redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, por exemplo, estão bloqueados na China, é impossível usa-los. Assim como o Outlook da Microsoft e o Gmail.

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor