Próximo iPhone vai ter processadores Intel

MobilidadeSmartphones

A Intel conseguiu uma vitória importante no mercado móvel: vai fornecer processadores para os próximos iPhones da Apple, que deverão ser lançados em setembro.

A notícia foi avançada pela Bloomberg e cita fontes próximas do processo. A Apple vai substituir os processadores Qualcomm por Intel em várias versões do iPhone, embora não em todos os modelos. A Qualcomm foi, até agora, a única fornecedora do componente de comunicações do smartphone da Apple.

Segundo a explicação da agência, os processadores Intel irão alimentar o iPhone da AT&T nos Estados Unidos e em vários mercados internacionais. Os da Verizon vão continuar a ser Qualcomm, tal como todos os modelos na China.

Esta novidade para o iPhone 7 (designação ainda não confirmada) tem vários aspetos interessantes. Por um lado, é um passo importante para a Intel, que nunca conseguiu uma posição de relevo no mercado dos tablets e smartphones. Por outro, é um regresso: o iPhone original, em 2007, usava o modem da Infineon Technologies, cuja divisão wireless foi comprada pela Intel. A gigante norte-americana acabou por perder o contrato quando a Apple escolheu a Qualcomm para as versões seguintes do telefone. Desde então, a estratégia da Intel para os dispositivos móveis foi um falhanço; apesar de terem aparecidos vários modelos com “Intel Inside”, nomeadamente em mercados como o indiano, os chips da gigante não foram escolhidos para nenhum smartphone com relevância em termos de volume.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor