Projeto da FCT Nova finalista dos Green Project Awards

InovaçãoInvestigaçãoProjetosTecnologia Verde

“Tetra Solar: Energy for All” é o nome do projeto que colocou uma equipa de investigadores do CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa entre os finalistas da 8ª edição dos Green Project Awards Portugal.

O projecto apresentado a competição pelo aluno de doutoramento António Vicente e os professores, Rodrigo Martins, Elvira Fortunato e Hugo Águas está nomeado para a categoria “Inovação e Desenvolvimento”.

O objectivo do projeto é demonstrar a viabilidade de um novo e disruptivo conceito de célula solar em papel de embalagens alimentares.

Em comunicado enviado à imprensa, a FCT Nova explana que a sociedade actual exige cada vez mais segurança, controlo de qualidade e alimentos naturais. Estas necessidades, transversais a consumidores, produtores e distribuidores, vão ao encontro deste novo dispositivo que permite fornecer energia a embalagens inteligentes, para monitorizar em tempo real os alimentos e assegurar que estão próprios para consumo, sem dependermos apenas de um valor estatístico como é a indicação do prazo de validade.

Dado que as técnicas envolvidas no fabrico deste dispositivo são comuns e a embalagem de cartão não sofre quaisquer modificações a priori, esta tecnologia pode ser implementada imediatamente pela indústria, lê-se no comunicado. Ademais, a utilização a embalagem como substrato em substituição do plástico, típico nas células flexíveis, permite, segundo os investigadores, reduzir os custos de fabrico em quase 50% “o que se traduz num produto extremamente barato, acessível a todos e sem com isso prejudicar a sustentabilidade e reciclagem da embalagem”.

“Este conceito, além de trazer valor acrescentado e novas funcionalidades a embalagens inteligentes, pode ser adaptado para alimentar inúmeros dispositivos (etiquetas inteligentes, carregadores solares, sensores, etc.) cujo limite é a imaginação. Este projecto contribui para a consolidação da electrónica descartável cujo conceito nasceu na FCT-UNL”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor