Profissionais de TI são os mais procurados pelas empresas

EmpresasNegócios

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2014, da Hays, os profissionais do setor das Tecnologias da Informação serão os mais procurados pelas empresas durante este ano. Cerca de 58 por cento das empresas admitem contratar mais colaboradores em 2014, valor que, segundo a consultora, é o mais alto desde 2009. Os profissionais mais

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2014, da Hays, os profissionais do setor das Tecnologias da Informação serão os mais procurados pelas empresas durante este ano.

consultoria-ti-1024x679Cerca de 58 por cento das empresas admitem contratar mais colaboradores em 2014, valor que, segundo a consultora, é o mais alto desde 2009. Os profissionais mais solicitados são os programadores com conhecimentos e experiência em linguagens de programação Java, .Net, C# e em sistemas de mobilidade.

De acordo com um comunicado da consultora, os consultores e analistas funcionais também são muito solicitados por empresas com atividade de exportação de projetos de sistemas de informação.

As previsões da Hays apontam que 78 por cento dos profissionais de TI pensam em mudar de emprego já este ano, sendo o estrangeiro uma hipótese válida para 85 por cento dos inquiridos, tratando-se da percentagem mais alta de todos os setores analisados no Guia da Hays.

Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal, afirma que “a atração e retenção de talento será o grande desafio das empresas em 2014” e que “Portugal não está a conseguir competir com as condições oferecidas por outros países”. A responsável acrescenta ainda que, por outro lado, “71 por cento dos profissionais no estrangeiro pretendem regressar” e questiona-se se Portugal será capaz de reintegrar esses profissionais no mercado português a médio-prazo.

A Hays realizou, para o Guia do Mercado Laboral, milhares de entrevistas e reuniões, além de inquéritos efetuados a cerca de quatro mil profissionais qualificados e de mais de 800 empregadores.

O Guia do Mercado Laboral para o setor de TI concluiu ainda que os profissionais de TI são os que mais valorizam a oferta salarial e o plano de formação, 59 por cento negociaram o seu pacote salarial atual, 27 por cento foram aumentados no ano passado e nove por cento foram promovidos, e 82 por cento recomendariam o seu empregador atual.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor