Primeira cirurgia com Google Glass realizou-se na CUF

Escritório

O Hospital CUF do Infante Santo, em Lisboa, realizou ontem as duas primeiras intervenções cirúrgicas em Portugal com o Google Glass. As cirurgias foram transmitidas em direto para alunos e profissionais de saúde. João Paço foi o cirurgião que realizou um implante coclear, um procedimento médico para melhorar as capacidades auditivas de um jovem paciente.
Os

O Hospital CUF do Infante Santo, em Lisboa, realizou ontem as duas primeiras intervenções cirúrgicas em Portugal com o Google Glass. As cirurgias foram transmitidas em direto para alunos e profissionais de saúde.

thumb-34432161043-glass-cirurgia-resizedJoão Paço foi o cirurgião que realizou um implante coclear, um procedimento médico para melhorar as capacidades auditivas de um jovem paciente.
Os óculos inteligentes da Google foram utilizados na operação que foi transmitida para todo o mundo. O procedimento cirúrgico foi acompanhado por mais de 200 pessoas na página dedicada da transmissão.

João Paço revelou que esteve nervoso durante todo o dia por esta ser uma estreia em Portugal, mas destacou o potencial dos óculos no ensino. “É um salto enorme”, sublinha o cirurgião.

“Uma das atividades que já foi testada noutros países, com grande sucesso, foi a transmissão de intervenções cirúrgicas realizadas em ambiente hospitalar para universidades e escolas de saúde”, lê-se no site oficial do hospital.

Nesse mesmo site, é ainda explicado que “o dispositivo permite o acompanhamento à distância dos atos cirúrgicos, com todo o pormenor, como se a assistência estivesse no lugar do cirurgião. Adicionalmente, permite ainda a interação em tempo real com a equipa cirúrgica, o que potencia o impacto formativo deste dispositivo”.

Uma das vantagens é o facto de estar a ser feito o relato na primeira pessoa de todos os passos da cirurgia. Isto pode ser vantajoso para professores e estudantes de medicina, que podem ensinar e aprender através dos óculos da Google.

No entanto, foi notada uma certa falta de qualidade na transmissão do YouTube. Mas para compensar existe o streaming de uma segunda câmara, desta feita fixa, que acompanhou o ecrã onde a cirurgia foi projetada.

A segunda operação começou às 19 horas de ontem. Hugo Estibeiro foi o cirurgião.

O Google Glass é um dispositivo tecnológico pioneiro que permite a transmissão de imagem e som via Internet.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor