Presidente da República inaugura Centro de Inovação Tecnológica

Business IntelligenceData-StorageEmpresasNegócios

Aníbal Cavaco Silva inaugurou hoje, no Instituto Politécnico de Tomar, o novo Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) gerido pela SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, no âmbito da celebração dos 75 anos da Companhia em Portugal. António Pires de Lima, Ministro da Economia, também esteve presente na cerimónia. Este Centro tem já cerca de cem

Aníbal Cavaco Silva inaugurou hoje, no Instituto Politécnico de Tomar, o novo Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) gerido pela SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, no âmbito da celebração dos 75 anos da Companhia em Portugal. António Pires de Lima, Ministro da Economia, também esteve presente na cerimónia.

Inauguração CENIT TomarEste Centro tem já cerca de cem colaboradores nas áreas de Gestão, Tecnologias de Informação e Engenharia e prevê-se que cresça para mais de 200 postos de trabalho.

“O Centro responde a três desafios que Portugal enfrenta: a criação de emprego jovem e de elevada qualificação; o reconhecimento das condições ímpares para o lançamento de projetos tecnológicos com elevado valor acrescentado; e a qualificação da base laboral nacional que é uma prioridade”, declarou o Presidente da República durante a cerimónia.
António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, também prestou declarações sobre este novo Centro: “A IBM continuará, como hoje, a investir no nosso país com a inovação que importa e que faz a diferença. Este Centro é prova disso. Ao prestar serviço a partir da cidade de Tomar para Portugal e para o mundo, a IBM compromete-se a continuar a ser uma influente embaixadora do nosso país, contribuindo também para o crescimento da economia nacional”.

O CENIT é parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala global e presta já serviço a cerca de 30 clientes, sendo sete deles internacionais. Este centro de excelência também presta serviços para cidades do futuro com base em modelos cloud.

A criação deste centro na cidade de Tomar surge da estratégia global da IBM de ter centros de prestação de serviços localizados em vários pontos do mundo. Portugal destaca-se pelas vantagens competitivas dos recursos humanos na área das TI,  das excelentes infraestruturas físicas e digitais, da facilidade em falar diferentes línguas, da localização geográfica privilegiada e de uma cultura europeia fortemente enraizada.

A Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, refere que a “instalação da IBM em Tomar reveste-se de uma importância significativa não só para Concelho e região do Médio Tejo, mas para todo um território que se quer atrativo, competitivo e gerador de riqueza. A cerimónia é testemunho precisamente das sinergias que são possíveis gerar entre o mundo do saber e do conhecimento, o mundo da criação e geração de riqueza e de emprego e uma administração local que toma o futuro como luz de um caminho de afirmação da mudança de paradigma que o mundo atual exige”.

A cerimónia concluiu com as declarações de Eugénio de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar: “O IPT, consolidado na transformação organizacional que tem levado a cabo nestes últimos anos, a IBM Portugal, e o apoio autárquico e regional, vão dotar este projeto de um imenso potencial de criação de novos projetos, inovadores, de futuro, que irão, por sua vez, transformar a identidade do IPT, puxando pela capacidade empreendedora dos seus professores e alunos, abrindo novas oportunidades para a renovação do tecido económico, para a criação de emprego e para o crescimento da região e do País”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor