Preço das telecomunicações sobe mais em Portugal que no resto da Europa

Negócios

Estudo da Anacom indica que os preços das telecomunicações em Portugal cresceram 5,31 por cento em 2015. Os dados apontam que, enquanto o preço destes serviços aumenta em Portugal, a média europeia decresce.

“Desde março de 2011 que os preço das telecomunicações [que incluem serviços de voz, Internet e TV paga] crescem mais em Portugal do que na U.E.”. Esta é uma das principais conclusões do estudo da Anacom e uma das frases que mais se destaca no documento publicado no portal online da entidade reguladora.

Apesar de entre agosto e setembro deste ano os preços das telecomunicações não terem sofrido virtualmente quaisquer mudanças, de setembro de 2014 para o mesmo mês de 2015, os preços aumentaram 5,31 por cento. Esta inflação valeu a Portugal o segundo lugar na lista dos países europeus onde os preços dos serviços de telecomunicações mais subiram, perdendo a medalha de ouro para a Polónia.

Com base em dados do Instituto Nacional de Estatística, a Anacom revelou que os preços das telecomunicações foram dos que mais aumentaram na economia nacional, ficando na 5ª posição da tabela.

Diz a Anacom, apoiando-se em dados do Eurostat, que, “em setembro de 2015, o aumento dos preços verificado em Portugal foi 3,50 p.p. [pontos percentuais] superior à média da U.E. em termos médios anuais, sendo Portugal o 2.º país com os aumentos de preços mais elevados”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor