Portugueses comprariam Google Car ou Apple Car

Negócios

O Observador Cetelem resolveu perguntar aos portugueses se estariam prontos para comprar um automóvel como o Google Car ou Apple Car. E a resposta não foi clara: sim.

No inquérito ficou expresso que 61% dos automobilistas manifestam vontade em adquirir uma viatura de uma ou outra marca, uma percentagem superior à média dos 15 países analisados (55%). Entre os europeus, os portugueses são mesmo dos que mais manifestam interesse nestes veículos, sendo apenas ultrapassados pelos italianos (66%).

É nos países emergentes que se verifica um maior entusiasmo com os automóveis de Silicon Valley, especialmente na China, onde 9 em cada 10 automobilistas dizem-se prontos a comprar um veículo concebido pela Google ou pela Apple. Noutros países em desenvolvimento, como o México e o Brasil, o interesse também é visível: 8 em cada 10 estão interessados em adquirir uma destas viaturas.

Na Europa, onde os construtores de automóveis tradicionais estão bem estabelecidos e são reconhecidos, o entusiasmo com os carros construídos pelos gigantes tecnológicos é um pouco mais contido. Cerca de 48% dos automobilistas europeus afirmam-se atraídos pelo Google Car ou pelo seu equipamento equivalente da Apple. Os portugueses estão aqui em destaque, uma vez que a percentagem de automobilistas interessados nestes novos veículos chega aos 61%.

Curiosamente, os Estados Unidos, berço de Silicon Valley, apresentam a menor intenção de compra de Google Car e Apple Car. Somente 27% dos condutores americanos admitem ter interesse em adquirir um dos dois modelos. No Japão, o cenário é semelhante com apenas 37% dos automobilistas interessados.

«Os portugueses não só estão prontos para confiar nas viaturas concebidas pelos gigantes tecnológicos, como a Apple e a Google, como são dos mais entusiastas, especialmente entre os europeus. Portugal destaca-se ainda mais quando comparado com países com forte tradição na construção de automóveis, como a França e a Alemanha», explicou em comunicado Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor