Portugueses afetados por fraude online

Segurança

Uma nova fraude online tem afetado dezenas de portugueses, o caso foi revelado pela empresa de segurança Eset Security. A nova fraude online roubava os dados de acesso aos serviços de banca na internet e é classificada como ferramenta de roubar dados. Portugal foi colocado no centro da fraude internacional que também afectou outros países

Uma nova fraude online tem afetado dezenas de portugueses, o caso foi revelado pela empresa de segurança Eset Security.

cyber-criminal-hackerA nova fraude online roubava os dados de acesso aos serviços de banca na internet e é classificada como ferramenta de roubar dados.

Portugal foi colocado no centro da fraude internacional que também afectou outros países como Reino Unido, República Checa, Turquia e Tailândia.

A Eset Security enviou por e-mail o esquema da fraude onde os piratas informáticos se faziam passar pela operadora Portugal Telecom e os utilizadores eram levados a instalar um malware disfarçado.

Posto isso, os piratas informáticos conseguem ter acesso a tudo o que os utilizadores escreviam, fazer gravações e intercetar tráfico web, tirar fotografias do ecrã do dispositivo e aceder ao equipamento do utilizador através do Hesperbot.

Alguns bancos em Portugal foram utilizados como fachada como Millenium BCP, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Santander Totta.

O malware foi detetado no mês de Agosto na República Checa, seguindo-se de outros países, sendo a Turquia o caso considerado mais grave.

A Eset considera o Hesperbot como uma nova estirpe de vírus similar a Zeus e SpyEye na forma como atua.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor