Portuguesa Xhockware testa sistema de checkout móvel no Texas e Califórnia

AppsMobilidadeNegóciosSmartphonesStartup

A startup portuguesa Xhockware está a preparar o início de projetos-piloto da solução YouBeep nos estados norte-americanos do Texas e da Califórnia. Trata-se de um sistema de checkout móvel para evitar as filas nas lojas.

A startup, uma das participantes no programa de imersão InRes do CMU Portugal, começou o processo comercial nos Estados Unidos no final do ano passado. O CEO da Xhockware, João Rodrigues, adianta que estes pilotos serão lançados ao público nos próximos meses.

A YouBeep permite usar o smartphone para ir registando os produtos à medida que o consumidor faz as compras numa loja física, podendo depois terminar o pagamento com a assistência de um funcionário. Este ano, a Xhockware vai introduzir opções de pagamento móvel, para tornar todo o processo autónomo.

“Em termos de inovação, iremos disponibilizar aos clientes opções de pagamento mobile, mecanismos de organização e compra que integram todo o agregado familiar, mas principalmente iremos lançar um novo sistema que permite que os clientes possam terminar as suas compras de forma autónoma, sem a necessidade de funcionários de loja”, explica João Rodrigues. Qualquer loja poderá implementar o sistema, independentemente da tecnologia do sistema de venda, dimensão ou número de clientes diários.

Uma das vantagens que a startup oferece, indica o responsável, é a forma como comercializa a plataforma. “O YouBeep é comercializado sob a forma de um serviço, cobrado mensalmente e não requerendo qualquer investimento por parte dos retalhistas”, adianta. “A empresa envolve-se ativamente no processo de lançamento e promoção inicial, mantendo a sua colaboração ao longo do tempo, optimizando a operação em loja, o envolvimento com os clientes e a atividade promocional, com benefícios directos para o cliente e retalhista.”

Em Portugal, o sistema está em funcionamento nalgumas lojas do LIDL e Pingo Doce. Rodrigues refere que a Xhockware está em negociações com mais retalhistas e pretende alargar significativamente a cobertura de lojas – incluindo em vários mercados europeus, como Alemanha, Itália, Reino Unido e região da Escandinávia.

O maior desafio técnico de um sistema de checkout móvel, refere Rodrigues, é “a dificuldade em integrar com o sistema de caixas (POS) existente.” A tecnologia da Xhockware já está patenteada e permite uma integração agnóstica com o sistema existente, que não existe investimento por parte do retalhista. “A nossa tecnologia já permitiu que ao fim de dez minutos fosse possível fazer mobile checkout em lojas de retalhistas internacionais.”

Mais que a fronteira técnica, os desafios são maioritariamente de promoção e marketing. “É um mercado muito fechado, com uma inércia considerável e um ciclo de venda longo, o que leva a que todos os projetos demorem vários meses até que fiquem disponíveis ao público”, sublinha o CEO.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor