Portuguesa jp.ik e GESCI promovem Oporto African Forum

Projetos

A jp.ik, em parceria com a Global e-Schools and Communities Initiative (GESCI), organizou o Oporto African Forum, que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Porto. A iniciativa incidiu sob o tema “Políticas e estratégias nacionais de Tecnologias de Informação e Comunicação para alcançar os objetivos de desenvolvimento e implementar a Estratégia Continental de Educação para África: Liderança e parceria no desenvolvimento e implementação de iniciativas nacionais”.

A conferência é a segunda atividade do Cluster CESA de ICT in Education (Continental Education Strategy for Africa), lançado em Novembro de 2016, que é constituído por um um grupo de representantes de países, organizações internacionais, regionais e parceiros do setor privado estabelecida pela Comissão da União Africana, pela GESCI e pela Association for the Development of Education in Africa. Esta associação quer implementar vários projetos na área da educação através da utilização das TIC.

O fórum contou com a presença de diretores de TIC de Ministérios responsáveis pela educação de mais de 10 países africanos, membros do Cluster e iresponsáveis da  UNESCO, UNICEF, INTEL, Millenium@EDU, GPE e a ITworx.

Foram debatidos, entre outros assuntos, a importância da coerência de políticas e coordenação inter-setorial em tecnologias de informação e comunicação em estratégias de educação e no desenvolvimento de programas, assim como a relevância das parcerias público-privadas e uma gestão robusta de programas para assegurar uma implementação eficaz.

Além disso, os participantes também tiveram oportunidade de visitar uma escola primária que integra TIC no seu dia-a-dia, assim como os escritórios e fábrica da jp.ik.

“Educação é uma chave para um desenvolvimento sustentável global. Na verdade, a educação não está ainda disponível para todas as crianças do mundo. Trabalhamos para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a Educação porque acreditamos que a tecnologia potencia a experiência de aprendizagem e que, através de tecnologias inovadoras, é possível levar a Educação a um número crescente de crianças em todo o mundo. Assim, contribuímos ativamente para a promoção de um desenvolvimento sustentável”, referiu, em comunicado, Jorge Sá Couto, Chairman da jp.ik, sobre a importância deste tipo de iniciativa.

Jerome Morrissey, CEO of GESCI salientou que “o Oporto African Forum foi uma excelente oportunidade para discutir e partilhar vários pontos de vista sobre a necessidade e importância de uma boa liderança, para o êxito e eficácia na implementação e integração das Tecnologias de informação na Educação em todo o continente Africano.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor