Startup portuguesa Hole19 lança ‘tripadvisor’ do golfe

AppsMobilidadeNegóciosSmartphonesStartup

A startup portuguesa Hole19 lançou o Course Profiles, uma funcionalidade que irá permitir ligar a sua comunidade de mais de 800 mil golfistas a cerca de 40 mil percursos de golfe espalhados pelo mundo. A empresa descreve a novidade como um “tripadvisor” para este desporto.

Os Course Profiles são o que o nome em inglês indica, perfis dos campos de golfe alojados dentro da aplicação Hole19. A ideia é que possam comunicar diretamente com os 800 mil jogadores que usam a aplicação, obtendo informações úteis sobre o seu público – dados normalmente difíceis de adquirir, visto que há que cada vez mais golfistas que são jogadores ocasionais e não membros dos clubes.

Pelo lado dos utilizadores, a ideia é que possam descobrir novos locais para jogar e interagir com o campo que escolherem; por exemplo, podem consultar as previsões meteorológicas e escrever comentários e avaliações verificadas depois de jogarem uma ronda, usando a aplicação portuguesa.

“Estamos a abrir um novo canal de comunicação direta entre os campos de golfe e os seus clientes a uma escala global. Com o advento da tecnologia móvel e dos chamados wearables, vemos um único caminho possível para o futuro. A partir de agora, todas as gerações de golfistas serão nativos digitais”, explica Anthony Douglas, CEO da Hole19. “As novas gerações terão a expectativa de poderem comunicar com os campos de golfe em tempo real e de receberem uma resposta rápida e personalizada. A funcionalidade Course Profiles permite a essa geração, e a todos os nossos utilizadores, atingir esse objetivo.”

A ideia desta funcionalidade surgiu na sequência do lançamento da plataforma social “in-app” da Hole19, em setembro passado, que permitiu a ligação dos golfistas à comunidade. A startup acredita que pode “mudar o universo do golfe”, dando aos campos a capacidade de fazerem algo que sempre foi historicamente difícil: interagirem com os jogadores, terem maior visibilidade e descobrirem o que os clientes dizem sobre os seus percursos, podendo também agir sobre esse feedback.

A monetização é feita através de pacotes especiais, que podem ser adquiridos pelos campos para reforçarem a sua presença na app. No entanto, a maioria dos campos – 40 mil, 95% do total mundial – estará na aplicação de forma gratuita, através de um pacote base.

Este oferece a cada percurso uma breve descrição, fotos da comunidade, informações de contacto, tabelas classificatórias, direções e condições meteorológicas. Já os mais completos incluem o “Pacote de Negócios”, que permite aos gestores dos percursos enviarem fotografias à sua escolha, usarem logótipos personalizados e incluirem as rondas jogadas no campo, número de downloads do campo, avaliações e respetiva média, entre outras informações e métricas.

Antes do verão será lançado o “Pacote Pro”, que oferece todas as funcionalidades referidas mas inclui o acesso a um painel personalizado de informação comercial. O pacote também permite aos gestores do percurso responderem às apreciações dos golfistas, além de disponibilizar a possibilidade de envio de promoções e ofertas com o apoio da equipa Hole19.

A Hole19 cobre neste momento campos de golfe em 154 países e 14 línguas diferentes, sendo a maior parte dos utilizadores proveniente dos EUA, do Reino Unido, da Alemanha, do Canadá e da Suécia.  Está disponível gratuitamente para iOS, Android, Apple Watch e Android Wear.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor