Português entre os vencedores do ‘2014 European CIO of the Year’

Negócios

A CIONET, uma comunidade de executivos de TI na Europa (com mais de 4.300 CIOs e CTOs), anunciou os vencedores do prémio ‘2014 European Chief Information Officer (CIO) of the Year’ durante o CIO CITY’14, um evento de dois dias que teve lugar em Mechelen (Bélgica). Entregues pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, as

A CIONET, uma comunidade de executivos de TI na Europa (com mais de 4.300 CIOs e CTOs), anunciou os vencedores do prémio ‘2014 European Chief Information Officer (CIO) of the Year’ durante o CIO CITY’14, um evento de dois dias que teve lugar em Mechelen (Bélgica).

CIOCITY2014

Entregues pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, as distinções reconhecem o sucesso dos CIOs que aumentaram a competitividade das suas organizações pelo uso das TIC na criação de valor de negócio.

Pela terceira vez consecutiva, um comité de especialistas selecionou os três vencedores de um leque finalistas, identificados pelos diferentes países em que a rede se encontra. Os juízes selecionaram o top 3 nas seguintes categorias, cada uma representando o tipo de valor de negócio criado com a colaboração do CIO: orientação para Tecnologia, orientação para Processos de Negócio e orientação para Cliente.

E os vencedores foram: CIO orientado para Tecnologia – Nuno Miller, anterior CIO da Farfetch (Portugal), empresa onde implementou os projetos que lhe valeram a nomeação, e atualmente CEO e CTE da Videdressing; CIO orientado para Processos de Negócio – Jeroen Tas, anterior CIO da Philips (Países Baixos), e atualmente CEO Informatics, Solutions and Services da Philips Healthcare; e CIO orientado para Cliente – Federico Florez, Chief Information and Innovation Officer na Ferrovial (Espanha).

Nuno Miller havia sido anunciado como vencedor da categoria Tecnologia referente ao mercado nacional durante o CIO DAY’14, evento que teve lugar em Fevereiro, em Lisboa. Nesta condição foi apresentado e selecionado como finalista para o ‘2014 European CIO of the Year’.

Entre os critérios de seleção estão a avaliação da forma como o CIO adaptou a estratégia de IT às necessidades do negócio e quão bem-sucedido foi o CIO na implementação de equipas de TICs para dar resposta às necessidades de negócios e gerir eficazmente as prioridades de negócios. Os três vencedores foram selecionados com base nos seus próprios resultados e nos resultados das suas equipas.

“É com muito orgulho que vemos o prémio ser entregue a Nuno Miller. Creio que é um reforço das competências, quer de gestão e liderança, quer tecnológicas, dos portugueses. Devemos ficar orgulhosos do trabalho que aqui se faz. Deixo os meus parabéns a Nuno Miller, mas também a Alexandre Ramos e Rui Gomes, os finalistas portugueses desta edição do ‘European CIO of the Year’”, afirma Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.

“É impressionante notar o crescente impacto destes CIOs nos negócios”, refere Frederic De Meyer, Program Director da CIONET Internacional. “Alguns dos candidatos já passaram por cargos de liderança em áreas não-IT das suas organizações, sinal de quão importante a tecnologia se está a revelar em todos os aspetos do negócio. Praticamente todos os candidatos deste ano implementaram programas para aproximar as equipas do IT das pessoas do negócio, por exemplo, colocando a sua equipa a trabalhar fisicamente ao lado de uma pessoa de negócio por alguns dias ao ano”, acrescenta.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor