Portugal testa nova medida de segurança europeia

e-RegulaçãoLegalMobilidade

País está entre os países que vão testar novo sistema inteligente de controlo de fronteiras no próximo ano. O sistema só entra em funcionamento em 2020. A intenção é “simplificar os procedimentos para os viajantes que sejam de países nas fronteiras externas do espaço Schengen“. É, nesse sentido, que Portugal vai realizar a fase de

País está entre os países que vão testar novo sistema inteligente de controlo de fronteiras no próximo ano.

seg

O sistema só entra em funcionamento em 2020. A intenção é “simplificar os procedimentos para os viajantes que sejam de países nas fronteiras externas do espaço Schengen“.

É, nesse sentido, que Portugal vai realizar a fase de testes. O novo sistema de fronteiras inteligentes permite a “qualquer viajante, que possa pedir para se registar de forma antecipada, com o processo de triagem”.

Caso o utente seja aceite, está autorizado a passar pelos sistemas automatizados de controlo fronteiriço nos principais pontos de fronteiras. Com esta medida, os beneficiários do serviço não perdem tanto tempo nas filas, e os guardas de fronteira “terão mais tempo para averiguar as suspeitas”.

A União Europeia também terá acesso a informação credível sobre os locais e datas de entrada e saída de passageiros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor