DCD> Portugal reuniu líderes de tecnologia em Lisboa

CloudData CenterData-StorageNegócios

Profissionais de tecnologia reuniram ontem, no Hotel Tivoli Oriente, para discutir as tendências e novidades do mercado de data center e cloud.

 O DCD> Portugal esteve de regresso a Lisboa onde apresentou e debateu um conjunto de temas centrados na infraestrutura tecnológica e no atual processo de transformação digital português. A 2ª edição deste congresso  foi realizada ontem, 11 de abril, no hotel Tivoli Oriente, e reuniu profissionais seniores do setor de TI para discutir as tendências e novidades do mercado de data center e cloud.

Um dos destaques do programa foi Ali Moinuddin, Managing Director Europe do Uptime Institute. Com apresentação da palestra “To nail your 2018 data center strategy, you must have the answers to these 10 questions” está palestra apresentou e discutiu as novas tendências e as tecnologias que estão a impactar diretamente as estratégias de data center a longo prazo.

O evento contou também com a presença de Jorge Reto, Head of Google Cloud | Portugal, Google, que falou sobre a “Transformação digital através da adoção da cloud”. Os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer como foi o processo de planeamento e execução do novo data center de Riba de Ave da REN com Rui Franco, Diretor da RENTELECOM

Os palestrantes Paulo Matias, Local Champion MNS & Control Technologies da ABB (Asea Brown Boveri), Jorge Mota, Managing Director & CEO da Rittal Portugal, e Fernando Rio Maior, Presales Consultant da Hewlett Packard Enterprise, apresentaram novas tendências de data center de alto desempenho e alta segurança. Para fechar a parte da manhã, realizou-se a palestra “Como otimizar o desempenho de um data center em uso” com Garcerán Rojas, Presidente da PQC e, em seguida, “Sistemas de extinção por gases: tendências futuras” com Pedro Pequito , Director Geral da P2i.

Após o almoço, os líderes de tecnologias participaram de mesas redondas temáticas. Onde abordaram um conjunto de temas como: 1- Que infraestrutura o data center 4.0 precisa?; 2- Avaliando a infraestrutura do centro de dados: on premise, cloud, colocation; 3 – Oportunidades do Cloud Computing aplicadas ao seu negócio; 4 – Leading a Data Center Transformation; 5 – Edge computing: Como está a ser redesenhado o data center?; e 6 – Estratégias de data center para atendender as demandas da transformação digital.

O DCD>Portugal fechou com o Final Panel Round-up: “Desafios e oportunidades da transição para uma economia e cidadania digital” que contou com a participação de Jorge Reto, Head of Google Cloud para Portugal, Luis Pádua Gonçalves, Senior Investment Manager da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e Rui Franco, Diretor da RENTELECOM. Num debate bem animado moderado por Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.