Portugal 2020: IAPMEI já entregou 157 milhões de euros

Inovação
0 8 Sem Comentários

O IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, anunciou a concretização de 1575 pagamentos no âmbito do programa Portugal 2020.

Este é um programa de incentivo ao investimento, sendo que o total de 1575 pagamentos foi feito pelo IAPMEI aos vários Sistemas de Incentivo. Foram 89 ao SI Investigação & Desenvolvimento, 663 ao SI Inovação e 823 ao SI Qualificação.

Do valor pago até à data, o IAPMEI é responsável por 66%. Este estímulo ao investimento soma neste momento a quantia de 157,2 milhões de euros e prevê a criação de um total de 9975 postos de trabalho nas diferentes áreas de atuação. Quanto ao impacto nas exportações nacionais, estima-se que atinja os 2 mil milhões de euros.

A grande maioria dos pagamentos feitos pelo IAPMEI concentrou-se no Sistema de Incentivo Qualificação, com 823 pagamentos, a que corresponde um total de 13,2 milhões de euros.

Analisando o valor disponibilizado, verifica-se que, em termos de investimento financeiro, foi o Sistema de Incentivo Inovação que recebeu a maior fatia: 142,59 milhões de euros, destinados a 663 projetos.

Em maio, o organismo tinha anunciado a aprovação de 45,7 milhões de euros para projetos de Investigação e Desenvolvimento, no âmbito do Portugal 2020. Foram aprovadas 122 candidaturas, inseridas na modalidade de “projetos individuais”, a maior parte delas provenientes do centro e do norte do país. Os sectores que se destacaram foram os dos Médiaconvergência digital e inovação, prestação de serviços e produtos e matérias industriais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor