Politécnico de Leiria forma especialistas para lidar com ciberataques

Segurança

O novo mestrado em Cibersegurança e Informática Forense irá decorrer no próximo ano letivo de 2017/2018, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPLeiria).  A formação pretende responder às necessidades das empresas de possuírem profissionais especializados na área de segurança informática.

«As preocupações dos cidadãos e das empresas com a segurança dos dados e das infraestruturas de redes e de comunicações têm vindo a aumentar, em parte devido ao número crescente de ciberataques, que têm tido um impacto muito negativo nas empresas afetadas», refere em nota à imprensa, Mário Antunes, coordenador do novo mestrado da ESTG/IPLeiria.

O novo curso dirige-se a estudantes recém-licenciados em cursos de Engenharia Informática ou na área das ciências da computação e a profissionais que desempenhem funções de gestão e administração de infraestruturas de servidores e redes, gestão de segurança em tecnologias de informação ou outros técnicos com experiência profissional na área da informática.

«Atualmente as empresas têm reforçado os seus quadros com profissionais com fortes conhecimentos em cibersegurança, recuperação de dados e análise digital forense. Do ponto de vista científico-pedagógico, esta formação está orientada para o “saber fazer” e assenta na realização de projetos práticos, o que é uma mais-valia significativa», acrescenta o docente.

O mestrado tem início no próximo mês de setembro e funciona em horário pós-laboral, com aulas às sextas-feiras e aos sábados. Durante o primeiro ano decorre a componente letiva, e o segundo ano é inteiramente dedicado à elaboração de um estágio, um projeto ou uma dissertação. 

De referir que o Politécnico de Leiria colabora, através do seu Laboratório de Cibersegurança e Informática Forense, com a Polícia Judiciária, o Ministério Público e o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República na realização de perícias de informática forense e está envolvido num programa de mestrado multinacional organizado pela NATO.

Os interessados poderão consultar mais informação sobre o novo curso aqui e realizar a sua inscrição online através do seguinte link.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor