PIB cresceu 0,9% no segundo trimestre

Negócios
0 0 Sem Comentários

No segundo trimestre de 2016 o PIB português cresceu, em volume, 0,9% em termos homólogos e 0,3% face ao trimestre anterior, segundo a Síntese de Conjuntura do ISEG, de setembro, baseado em dados do Instituto Nacional de Estatística.

Diz o documento que este crescimento baixo, mas igual ao do trimestre anterior, teve por base uma desaceleração do crescimento da Procura Interna devido ao menor crescimento do Consumo Privado enquanto o Investimento permaneceu igualmente negativo.

Inversamente, em parte devido ao menor crescimento da Procura Interna, a Procura Externa Líquida deu um contributo ligeiramente positivo para o crescimento do PIB.

 Os primeiros dados quantitativos relativos ao 3º trimestre tornam mais provável um crescimento homólogo do PIB superior ao registado no 1º semestre, devido a uma aceleração em alguns indicadores do Consumo Privado.

Para a totalidade do ano de 2016, atendendo ao crescimento registado no primeiro semestre e à evolução dos principais agregados da procura, o crescimento do PIB foi revisto em baixa para um intervalo entre 1,0 a 1,3%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor