Peniche inaugura centro de transformação digital Aquatropolis Academy

CiênciaEmpresasInovaçãoInvestigaçãoNegócios

Vai ser inaugurado, amanhã, dia 30 de março, o primeiro centro de excelência para a transformação digital do setor aquícola português. O centro chama-se Aquatropolis Academy e pretende tornar Peniche no epicentro da quarta revolução industrial com efeitos na aquacultura e economia do mar.

O centro vai ser inaugurado às 14h00 na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria). No evento vão estar presentes Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, e João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

O projeto estabelece uma parceria original entre ensino superior e tecido empresarial, neste caso, entre a ESTM/IPLeiria e a Compta, e tem como objetivo formar e dotar de capacidades os futuros profissionais do setor aquícola com competências nos domínios técnicos e científicos da Economia Digital. Com a inauguração da academia acontece também a primeira conferência nacional sobre o papel da Indústria 4.0 na cadeia de valor do pescado.

A Aquatropolis Academy é fruto do consórcio “Aquatropolis” e é um projeto copromovido e cofinanciado pelo Compete 2020. O compromisso assumido é o de utilizar os princípios da quarta vaga da Revolução Industrial no âmbito da modernização e competitividade do setor aquícola português, criando e ampliando uma framework tecnológica que otimize processos críticos da produção.

A Compta e a ESTM/IPLeiria decidiram lançar a Aquatropolis Academy para reafirmar a cidade de Peniche enquanto promotora e utilizadora da transformação digital nos setores da aquacultura e da economia do mar.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor