Pavilhão do Conhecimento alberga projetos de base tecnológica

InovaçãoProjetos

São hoje apresentados os 15 projetos de base tecnológica que terminam a mais recente edição do Programa COHiTEC. As ideias, que se destinam essencialmente a mercados globais, vão ser divulgadas, pelas 14h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pelo que vão ser analisadas por uma plateia de investidores de capital de risco e business angels.

Esta iniciativa conta com uma equipa de 46 investigadores, 14 estudantes de gestão e 33 mentores que, num período de quatro meses, teve de avaliar o potencial comercial de tecnologias desenvolvidas pelos investigadores participantes e desenvolver um projeto de negócios.

Os investigadores responsáveis pelo desenvolvimento destas tecnologias são originários de várias instituições, nomeadamente das universidades de Aveiro, Coimbra, Évora, ISCTE-IUL, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, o Instituto de Telecomunicações, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e as empresas AdaptTech e EngiScience.

A sessão vai ter também a presença adicional de José Cabrita, do Fundo Europeu de Investimento.

A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação – é a entidade que promove o Programa COHiTEC, criado em 2004. Esta ação tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital, conducente ao investimento em dois startups por ano com cem mil euros cada, e é realizada em parceria com o Centro HiTEC da North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education.

Mais de 600 participantes já fizeram parte do Programa COHiTEC, o que perfaz um total de 136 projetos, facto que resultou na origem a 26 empresas de base tecnológica e vocação global. Em 2014 os projetos selecionados para o investimento da Caixa Capital foram a Biomimetx e a Nanoinspire.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor