Paulo Varela assume liderança do TICE.PT

EmpresasNegócios

O TICE.PT, um pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (que, em conjunto, representaram 8% do PIB nacional e 83 mil postos de trabalho directos em 2012), elegeu Paulo Varela como novo Presidente. O executivo substitui Rogério Carapuça no cargo. “O sector das TICE ocupa uma posição central e de crescente

O TICE.PT, um pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (que, em conjunto, representaram 8% do PIB nacional e 83 mil postos de trabalho directos em 2012), elegeu Paulo Varela como novo Presidente. O executivo substitui Rogério Carapuça no cargo.

TICE_COMP_QREN_UE

“O sector das TICE ocupa uma posição central e de crescente importância nas economias modernas. Este ponto é inegável e irreversível. Portugal deve, portanto, prosseguir a aposta estratégica no desenvolvimento de uma economia do conhecimento, alicerçada na formação, qualificação, investigação e desenvolvimento. Através da criação de valor acrescentado, Portugal irá afirmar-se cada vez mais como uma ‘start up nation’ a nível europeu, num mundo cada vez mais global e competitivo”, refere Paulo Varela.

“Partindo da forte qualificação nacional no sector das telecomunicações português, o TICE.PT vai prosseguir uma estratégia de internacionalização do sector. Mais do que exportar, a prioridade é internacionalizar. A formação de profissionais altamente qualificados, o fomento do empreendedorismo, bem como o apoio à investigação e desenvolvimento são as chaves para afirmar o cluster português das TICE a nível europeu e mundial”, acrescenta.

Criado em 2009, o TICE.PT envolve actualmente meia centena de entidades, das quais 54% são empresas, 23% pertencem ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e os restantes 23% são Associações. Em 2012, os membros do TICE.PT representaram cerca de 15% do sector TICE nacional e 7 mil postos de emprego directos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor