Magnata francês vai controlar NextRadioTV em 2019

EmpresasGestãoNegóciosOperadoresRedes

O magnata de telecomunicações franco-marroquino Patrick Drahi, proprietário de participações no jornal Liberation e na revista L’Express, chegou a um acordo com os sócios da BFM TV, para que ele se torne o controlador do maior canal de notícias da França em 2019.

Conhecido pela liderança da Altice e pesada participação no grupo Numericable-SFR, um dos maiores de telefonia e serviços de TV por assinatura da França, Drahi comprou quatro companhias nos últimos 18 meses, apesar do retrocesso em seus esforços para consolidar mais ainda o setor de telecomunicações francês.

No movimento anunciado ontem, a holding do bilionário, Altice, informou que iniciou uma parceria com Alain Weill, acionista majoritário da NextRadioTV, grupo dono da BFM TV, da BFM Business e da rádio RMC.

Segundo apuração das agências de notícias France Press e Reuters, juntos, os empresários pretendem montar uma nova empresa holding, na qual Weill manterá 51% de participação, o que lhe dará o direito à presidência da NextRadioTV.

A partir de março de 2019, no entanto, Drahi poderá comprar todos os papéis do grupo de conteúdo, que alcançou um volume de negócios avaliado em € 195,1 milhões, durante todo o ultimo ano.

A operação, que será examinada pelas autoridades de concorrência da França e os reguladores de mídia, com previsão de ser concluída até o final deste ano.

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor