Quantcast
Especial Cloud

Your title here

A convergência da nuvem e computação móvel vai continuar a promover o crescimento de aplicações que podem ser entregues em qualquer dispositivo. A curto prazo, diz a Gartner, "... o foco para cloud estará na sincronização de conteúdo em vários dispositivos e a portabilidade de aplicativos entre dispositivos. Com o tempo, as aplicações irão evoluir para suportar a utilização simultânea de vários dispositivos".

A B!T reuniu alguns dos principais players da indústria de "Cloud Computing" para pensar, discutir e partilhar estratégias e desenvolvimento de produtos e serviços para "Cloud".

 

                                                                                                                                              Apoio: 


Vídeos

B!T Talks | Há que oferecer menos resistência à mudança

A B!T Magazine realizou mais um evento B!T Talks, no Auditório da Casa da Imprensa onde EMC, CIONET Portugal, Microsoft, Claranet, PHC, Fujitsu e Assoft debateram as estratégias para o cloud computing.

Veja o vídeo
 

EMC | Budgets mais baixos potenciaram a cloud

Cloud Computing é, provavelmente, uma das palavras mais “gastas” na área das Tecnologias de Informação. Mas nem por isso se esgota. Pelo menos no que diz respeito ao seu potencial, diz Fernando Miranda, Enterprise Account Manager da EMC.

Veja o vídeo
 

CIONET | Organizações querem falar uma linguagem de negócio, não de tecnologia

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, veio ao B!T Talks falar sobre as grandes tendências da cloud. Aliás, apenas para começar, o responsável diz mesmo que a CIONET é, ela própria, uma organização cloud, não no sentido tecnológico da palavra mas pelo simples facto de trabalhar em ecossistema.

Veja o vídeo
 

Microsoft | Inovação “dita” uso da cloud

A computação em nuvem é central na estratégia da Microsoft, diz Luís Carvalho, diretor da área de Cloud e Enterprise na Microsoft.

Veja o vídeo
 

Claranet | Partes não críticas é as que vão para a cloud

Migração para a cloud foi o tema escolhido por Renato Paço, Consulting Services Lead da Claranet, para apresentar em mais um B!T Talks, desta vez dedicado ao tema cloud computing.

Veja o vídeo
 

PHC | Cloud não é apenas uma forma de reduzir custos

“Vemos de uma maneira muito eficaz a forma como as empresas podem e devem utilizar a cloud para gerir as suas empresas”, disse Francisco Caselli, PHC FX Research Research Unit Director. Um excelente mote para a conversa B!T Talks sobre Cloud.

Veja o vídeo
 

Fujitsu | Estamos perante uma nova revolução digital

Os desafios da indústria para a estratégia de cloud foi o tema que José Pinto, diretor da Unidade de Cloud da Fujitsu, resolveu trazer ao B!T Talks sobre cloud que decorreu na Casa da Imprensa, em Lisboa.

Veja o vídeo
 

ASSOFT | Cloud é um dos pilares da transformação digital

Hoje estamos a viver uma transformação digital e a cloud é um dos pilares dessa transformação, disse Luís Sousa, presidente da direção da ASSOFT, no ciclo de conferências B!T Talks.

Veja o vídeo
 

Notícias

OutSystems: grau de sofisticação dos objetivos na cloud evoluiu

O grau de sofisticação dos objectivos de negócio a atingir com o cloud computing tem vindo a evoluir. E cada vez mais se trata de ser mais ágil na transformação do negócio, de melhorar a experiencia e a performance dos seus clientes, diz Miguel Lopes, vice-presidente de product management da OutSystems.

Leia mais
 

Accenture: há uma adoção alargada de cloud para ambientes não críticos

Há uma adoção alargada da cloud para ambiente não críticos, nomeadamente o de desenvolvimento, diz a Accenture. E no que toca a ambientes de produção, Pedro Moniz, senior manager, Accenture Operations – Infrastructure Consulting & Outsourcing diz notar uma certa resistência quando comparado com grandes empresas no Reino Unido, USA ou França, em que a adoção da cloud se situa nos 70% das workloads distribuídas por clouds privadas e públicas (+- 25%).

Leia mais
 

Knowledge Inside: 25% do negócio já vem da nuvem

O modelo da Knowledge Inside é bastante objetivo, diz o CTO Nuno Carvalho. “Com a nossas soluções oferecemos ao cliente uma abordagem 100% cloud, desde o servidor ao desktop. O cliente delega toda a infraestrutura a nós e mantém os seus parceiros aplicacionais com as aplicações a trabalhar como sempre trabalharam”.

Leia mais
 

Gfi: empresas do PSI 20 dão credibilidade à cloud

O mercado nacional tem hoje uma maior confiança na cloud. Abel Costa, Head of Infrastructure Services da Gfi Portugal, diz que o facto de mais de 50% das empresas que integram o PSI20 ter soluções em Cloud dá uma maior credibilidade a todo o mercado.

Leia mais
 

Meta4: Cloud promove competitividade e otimiza recursos

Com a cloud, as empresas podem apresentar uma solução que para além de aumentar a competitividade, será também um fator predominante da melhor gestão e otimização dos recursos disponíveis, diz François Coentro, Diretor de Vendas da Meta4 Portugal.

Leia mais
 

Rumos: cloud passou a ser um desafio


Falar em cloud ao tecido empresarial português deixou de ser um problema de comunicação para passar a ser um desafio no entendimento da aplicabilidade prática nas necessidades específicas da organização, diz Pedro Pereira, Business Unit Manager da Rumos IT Services. “Todos já sabem o que é a cloud, mas ainda não correlacionam a sua utilização com as suas necessidades”.

Leia mais
 

Tech Data: empresas estão mais flexíveis à adoção de cloud

São várias as razões pelas quais as empresas começam a adotar cloud . Uma maior flexibilidade por parte das empresas, a projeção internacional que veio impulsionar a procura deste tipo de soluções, a redução/previsibilidade de custos e, por fim, a redução de recursos, disse Ladislau Lopes, Tech Data product marketing director.

Leia mais
 

Create IT: Cloud representa a democratização

A cloud consegue ser vantajosa independentemente da dimensão da empresa e da escala a que a mesma opera. “A cloud representa a democratização no acesso a tecnologia de ponta”, disse Nuno Miguel Guerra, , CEO da Create IT.

Leia mais
 

EMC: Investimento em cloud, seja privada, pública ou híbrida, tem aumentado significativamente


O aumento do número e tipos de empresas a adotarem modelos de cloud computing tem sido significativo. Diz António Jerónimo, pre-sales team leader da EMC Portugal, que as empresas, devido à crise económica dos últimos anos, foram impulsionadas a reduzir os custos e aumentar a agilidade dos seus negócios, o que terá levado a um aumento significativo da procura dos serviços de cloud computing.

Leia mais
 

Primavera: cloud permite reorganizar e agilizar processos

A Primavera BSS assistiu, em 2015, a um crescimento de 48% do negócio na cloud, que ultrapassou já as mil empresas a utilizarem o software como um serviço, disse. David Afonso, vice-presidente da Primavera BSS.

Leia mais
 

SUSE: empresas ganham confiança na cloud

As empresas têm vindo a ganhar confiança na cloud durante os últimos anos”, diz Michael de Castro, territory manager da SUSE. E assume que esta confiança resulta da análise das características e mais-valias deste novo paradigma da cloud.

Leia mais
 

Closer: cloud já representa 30% do volume de negócios

Uma vez que há uma menor preocupação com a aquisição de servidores e espaço disponível, os responsáveis portugueses começam a ver os dados como ativos das organizações, passando a questão do disco a ser encarada como uma commodity, adotando assim uma preocupação em guardar os dados, diz João Pires da Cruz, Partner e co-fundador da Closer.

Leia mais
 

NetApp: Cloud oferece oportunidades únicas de contenção de custos


O advento do Cloud Computing e da virtualização oferece oportunidades únicas de contenção de custos e otimização de recursos para as empresas portuguesas que numa primeira fase adotem esta tendência das novas tecnologias, diz Daniel Cruz, Territory Manager NetApp Portugal. “No entanto, algumas empresas terão necessariamente de alterar o modelo de gestão das suas TI, uma vez que passarão a gerir um SLA”.

Leia mais
 

PHC: cloud está hoje muito mais competitiva

A cloud está, hoje, muito mais competitiva, diz Cláudia Raposo, Chief Operations Officer da PHC Software. E, em grande parte, deve-se ao aumento de concorrência que reajusta a curva da oferta e da procura, explica esta responsável. “O resultado é uma erosão dos preços, mas também uma exigência maior ao nível da inovação”.

Leia mais
 

SAP: Cloud é a área de maior crescimento

Se a cloud é importante para a SAP? A resposta não podia ser mais clara: a nuvem representa a área de maior crescimento na SAP, tendo apresentado um aumento excecionalmente forte em 2015. “Hoje, à sua escala, a SAP é a empresa com o mais rápido crescimento na cloud, com cerca de 95 milhões de subscritores no mundo”, disse Inês Vaz Pereira, Head of Cloud Business, SAP Portugal.

Leia mais
 

Dimension Data: Cloud já vale dois dígitos do negócio

Os clientes começam a confiar mais na oferta disponível e experimentam passar alguns dos seus serviços para a cloud, principalmente os que possam ter menor impacto no negócio, email, comunicações e backup de dados, diz Bruno Banha, pre-sales manager da Dimension Data.

Leia mais
 

Listopsis: segurança continua a ser tema central da cloud

As empresas continuam a ter algum receio relativo à forma como as suas informações circulam na cloud. E, por isso, Laurentina Gomes, administradora da Listopsis, diz que o tema central ao cloud computing continua mesmo a ser a segurança.

Leia mais
 

Canon: cloud vai transformar-se no método de implementação dominante

Existe um consenso generalizado de que as empresas estão a caminhar em direção às soluções na cloud, diz Miguel Viana, product manager – Marketing Business Imaging Group da Canon. E garante que, em breve, a nuvem vai mesmo transformar-se num método de implementação dominante.

Leia mais
 

Sage: adoção da cloud será gradual

Rui Nogueira, enterprise market da Sage, diz que a empresa acredita “numa transição gradual para a cloud, principalmente no que respeita às aplicações de gestão empresarial”. E que a melhor forma para suportar este movimento é a adoção da cloud de uma forma híbrida. “Estamos focados em acompanhar os nossos clientes nesta transição, mas respeitando o seu ritmo sem forçar uma transição radical”.

Leia mais
 

Anturio: Cloud e a vantagem de pagar o que se consome

A tendência das empresas é clara: cada vez mais pagar o que consome, uma estrutura de custo variável e alinhada com a utilização da infraestrutura da cloud, disse Duarte Freitas, CEO da Anturio.

Leia mais
 

Dell: Disponibilidade e qualidade do serviço ditam escolha pela cloud

Se antes a segurança dos dados e a constante procura pelo serviço ao mais baixo custo era os fatores mais considerados, hoje os clientes exigem disponibilidade e qualidade do serviço prestado, bem como a flexibilidade e o suporte local, garante Pedro Gonçalves, services manager da Dell Portugal.

Leia mais
 

Pingpost: empresas portuguesas confiam mais na cloud

As organizações portuguesas demonstram cada vez mais uma confiança nas soluções de cloud e isso reflecte-se no crescimento da sua adoção. Carla Augusto, diretora comercial e de marketing da Pingpost, admite que existem já em Portugal muitas empresas que migraram os seus serviços críticos para a cloud, ou que aí confiam o seu disaster recovery.

Leia mais
 

Cilnet: clientes estão menos céticos à cloud

Há hoje um menor ceticismo dos clientes quando são abordados com soluções cloud oriented, garante Daniel Vilabril, da Cilnet.

Leia mais
 

Mind Source: empresas estão preocupadas com confidencialidade na cloud

Tem-se assistido por parte de empresas portuguesas a uma progressiva adoção do cloud computing, em especial de clouds híbridas. O que deriva da necessidade das empresas recorrerem a diferentes modelos tecnológicos, necessários para responder aos requisitos diferenciados consoante a evolução do seu negócio (time-to-market), diz Paulo Pereira, associate technical director da Mind Source.

Leia mais
 

SAS: Clientes optam por arquitetura híbrida

O tema cloud está a ser visto pelos clientes SAS numa perspetiva de arquitetura híbrida, ou seja, não é passar todo um sistema para a cloud mas apenas parte dele.

Leia mais
 

Novabase: cloud não é nuvem passageira

A mensagem não podia ser mais “simples”: a cloud deve ser de consumo simples, com impacto direto e rápido nas diferentes linhas de negócio e a gestão da complexidade da infraestrutura híbrida deverá ficar do lado do provider de serviços do cliente. Basicamente, é isto. Só mais uma coisa: a cloud não é uma moda passageira. Pelo menos para Paulo Ferreira, executive diretor da área de Cloud & Transformation da Novabase Infrastructures & Managed Services.

Leia mais
 

Commvault: Adoção da cloud em Portugal é incipiente

A adoção da cloud pelas empresas portuguesas têm sido incipiente, diz David Guimarães, territory manager da Commvault para Portugal.

Leia mais
 

Microsoft: Segurança já é uma mais-valia da cloud

A adoção da cloud no nosso país tem vindo a mudar em vários aspetos. E Luís Carvalho, diretor da unidade de cloud e datacenter na Microsoft Portugal, destaca dois: passámos de ambientes de avaliação para plataformas de produção e a segurança passou a ser uma mais-valia da cloud e não um óbice.

Leia mais
 

Fujitsu duplica anualmente negócio em cloud

As consultoras advogam que a adoção da nuvem em larga escala e a concorrência entre os fornecedores das tecnologias tem diminuído o custo da nuvem privada. Mas José Pinto, Fujitsu Solutions Business Director, garante que existem outras variáveis que explicam que a diferença financeira entre nuvem pública e privada tenha sido na maioria dos casos fortemente reduzida ou até anulada, dependendo dos segmentos de serviços em cloud.

Leia mais
 

Cisco: Cloud híbrida vai marcar tendência

O modelo dominante para a cloud está a mover-se de um modelo essencialmente público ou privado para um modelo híbrido, especialmente no que se refere ao segmento das grandes empresas, diz a Cisco. “O número de serviços cloud irá explodir à medida que equipamentos, processos e pessoas se interligam”.

Leia mais
 

IBM: Modelos híbridos permitem balancear os fatores económicos

A adoção de cloud em mais larga escala está ligada à utilização crescente de modelos híbridos, uma vez que estes permitem balancear os fatores económicos, a flexibilidade e especificidades (por exemplo segurança) em função das necessidades reais de cada workload, diz e Gonçalo Costa Andrade, diretor de cloud da IBM Portugal.

Leia mais
 

TWITTER