Panasonic revela nova geração de Blu-ray para empresas: Freeze-ray

Data-Storagee-MarketingInovaçãoRedes SociaisStorage

A Panasonic revelou no CES 2016 em Las Vegas a próxima geração de discos ópticos de armazenamento, Freeze-ray. Os discos foram desenvolvidos com o apoio do Facebook, a primeira empresa a utilizar a tecnologia, e o alvo são clientes empresariais.

* em Las Vegas

Yasuji Enokido, presidente da unidade AVC Networks da Panasonic, explicou que o sistema de arquivo permite guardar e aceder a dados “congelados” – com pouca ou nenhuma frequência de acesso – de forma mais eficiente e sustentável. Os discos Freeze-ray “asseguram que os utilizadores do Facebook poderão aceder às suas contas na rede social dentro de muitos anos e continuar a encontrar fotos que publicaram ontem”, disse o executivo na apresentação durante o evento, que arranca oficialmente esta quarta-feira.

Para já, a nova geração tem a capacidade de 100 gigas, passando a 300 gigas no segundo semestre; a intenção é chegar a um terabyte. “É uma solução que os engenheiros do Facebook apreciaram bastante”, referiu. “Será muito atrativa para a indústria, pelo que queremos torná-la num standard.”

A vantagem, diz a Panasonic, é a redução dos custos operacionais e o consumo de energia dos centros de dados, que se devem às características dos discos: longevidade, imutabilidade, compatibilidade retroativa baixo consumo e tolerância às mudanças ambientais. O Facebook contribuiu com o design e e a experiência na gestão de centros de dados, mas também deu feedback a cada passo do desenvolvimento, o que ajudou a tecnológica a fazer os ajustes necessários.

A rede social, tal como muitas outras empresas, está confrontada com a necessidade de armazenar grandes volumes de dados que ficam “enterrados” nos data centers. “Vemos um crescimento exponencial no número de fotos e vídeos que são carregados no Facebook, e o trabalho que fizemos com a Panasonic é excitante porque o armazenamento óptico introduz um meio que é imutável, o que ajuda a assegurar que as pessoas têm acesso de longo prazo às suas memórias digitais”, acrescentou Jason Taylor, vice presidente de infraestruturas do Facebook, em comunicado divulgado logo após a apresentação.

Na conferência, que decorreu no dia que antecede o arranque oficial do evento, a presidente da unidade de eletrónica de consumo da Panasonic América, Julie Bauer, também revelou a nova plataforma para o controlo inteligente da casa: Ora. “É uma plataforma que pode medir a utilização energética em casa, aprender os seus hábitos e fazer ajustes automáticos.” Outras novidades foi o anúncio de um leitor Blu-ray 4K este ano e uma câmara point-and-shoot 4K.

 

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor