A página da sua empresa no Facebook perdeu alcance. E agora?

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Recentemente o Facebook introduziu algumas alterações às páginas de empresas/marcas. Uma delas, veio arruinar completamente a capacidade de alcance que a sua página tinha até ali. Se já se apercebeu, mas ainda não conseguiu quantificar quanto realmente perdeu, posso dizer-lhe que foi em média -44%. De repente, vemos a nossa capacidade de alcance reduzida praticamente

Opnião -  Rui Castro-01Recentemente o Facebook introduziu algumas alterações às páginas de empresas/marcas. Uma delas, veio arruinar completamente a capacidade de alcance que a sua página tinha até ali. Se já se apercebeu, mas ainda não conseguiu quantificar quanto realmente perdeu, posso dizer-lhe que foi em média -44%.

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De repente, vemos a nossa capacidade de alcance reduzida praticamente para metade e o que podemos fazer? A resposta mais óbvia seria: Vamos aumentar o orçamento disponível para as redes sociais e investir mais em publicidade ou posts promovidos.

Esta não será uma resposta errada, mas não é, definitivamente, a única verdade. Está bem longe disso.

Segundo um estudo de co-autoria da Forrester e da Wildfire, os utilizadores engajados com as marcas são melhores clientes, são clientes mais compradores. Marcas com mais utilizadores engajados nas suas páginas do Facebook, sentem menos esta recente alteração do Facebook.

Tendo este estudo por base, parti na direcção da resolução desta quebra por via do engajamento orgânico. E cheguei à conclusão de que existem várias formas de potenciar o alcance orgânico. Deixo-vos com algumas dessas técnicas:

1 – Publique frequentemente

Habituar a sua comunidade de fãs a posts frequentes, posts temáticos a determinados dias, o dia das dicas úteis ou outro tipo de post relacionado com a sua actividade ajuda a fixar a atenção da sua comunidade e a passar a ser procurado pela sua comunidade por causa do seu conteúdo. Para garantir um maior alcance orgânico é igualmente importante que considere a possibilidade de fazer multiplos post diariamente.

2 – Publique conteúdos interessantes e de alto valor

É determinante conhecer a sua comunidade e perceber quais são os conteúdos que os seus  fãs mais valorizam. Depois de identificar quais os temas mais quentes para a sua comunidade, há que criar uma estratégia que permita colocar esses temas a seu favor relacionando-os com o seu negócio e acima de tudo com as pessoas. Ensine coisas simples mas úteis, dê novas utilidades aos produtos que vende, mostre locais da sua empresa ou da sua loja aos quais os seus clientes normalmente não têm acesso. Publique o que publicar faça-o sempre como se estivesse a contar uma história, todos nós gostamos de uma boa história.

A capacidade de manter um bom nível de de conteúdo de alto valor, a médio prazo, vai dotar a sua página da capacidade de atracção de novos fãs.

3 – Republique posts antigos

Esta é uma dica muito valiosa e é quase batota. Recuperar posts antigos que foram bem sucedidos para os voltar a republicar é uma estratégia vencedora para aplicar no Facebook. À primeira vista pode parecer sinal de desespero voltar a publicar posts antigos, mas na verdade não é. Seguramente, em média, mais de 50% dos seus fãs não estão online quando publica os seus posts (por variasíssimas razões que poderia elencar, mas que agora não são essenciais), por isso é importante fazer um flashback e recuperar os posts que tiveram maior envolvimento e agendar nova publicação desses posts (uma semana depois ou um mês depois, dependo da frequência que publica na sua página), mas em horário diferente da primeira publicação.


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