Pagar o parquímetro através do smartphone

Mobilidade

O “eos Parking” é uma aplicação, disponível para iOS e Android, para gerir os pagamentos do estacionamento. A solução pode permitir aos utilizadores poupar dinheiro. O concelho de Vila Nova de Gaia estreou, no nosso país, um novo sistema de pagamentos eletrónicos via smartphone. A aplicação permite prolongar ou encurtar o tempo de estacionamento num

O “eos Parking” é uma aplicação, disponível para iOS e Android, para gerir os pagamentos do estacionamento. A solução pode permitir aos utilizadores poupar dinheiro.

Smartphone-to-Car-Radio-Patent-AwardedO concelho de Vila Nova de Gaia estreou, no nosso país, um novo sistema de pagamentos eletrónicos via smartphone. A aplicação permite prolongar ou encurtar o tempo de estacionamento num parquímetro à distância, ajudando o utilizador a gerir com mais precisão os encargos com o automóvel.

O sistema só é compatível com as zonas de estacionamento geridas pela empresa “Parquegil”. A aplicação tem ligação ao cartão de crédito e o utilizador só precisa de associar alguns dados do automóvel à aplicação, como a matrícula e o modelo do veículo.

De duas em duas semanas, os utilizadores recebem em casa a fatura relativa aos gastos feitos. O presidente da empresa responsável por este modo de pagamento eletrónico, a Maksu Services, garante que todos os pagamentos são processados pela SIBS e que os dados dos utilizadores estão seguros.

Para facilitar a divulgação, a “Parquegil” está a colocar um código QR em todas as máquinas das zonas suportadas que direcionam o utilizador para a aplicação. Ao todo são dois mil lugares de estacionamento cobertos pela iniciativa.

Sesimbra vai ser a próxima localidade portuguesa a receber este sistema de pagamento. Os próximos passos de desenvolvimento passa por permitir o pagamento por SMS, chamadas de voz, alargamento a parques cobertos e incluir um diferenciador de parqueamento, comerciante ou utilizador comum.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor