OutSystems e UNL renovam parceria

EmpresasNegócios

A OutSystems, empresa fornecedora de tecnologia para o desenvolvimento de software empresarial, e a FCT UNL, CITI (Centro de Investigação em Tecnologias da Informação da Universidade Nova de Lisboa) renovaram a sua parceria para promover a transferência de conhecimento entre a investigação académica e a empresarial. Esta parceria, inicialmente estabelecida em 2008, tem sido uma

A OutSystems, empresa fornecedora de tecnologia para o desenvolvimento de software empresarial, e a FCT UNL, CITI (Centro de Investigação em Tecnologias da Informação da Universidade Nova de Lisboa) renovaram a sua parceria para promover a transferência de conhecimento entre a investigação académica e a empresarial. Esta parceria, inicialmente estabelecida em 2008, tem sido uma parte importante do programa da OutSystems, na expansão das suas actividades de investigação e desenvolvimento, juntamente com instituições académicas de renome.   

shutterstock_99725228

A parceria entre a OutSystems e o CITI abrange várias áreas e pretende potenciar algumas funcionalidades da OutSystems Platform. Lançada no mês passado a OutSystems Platform 9 contém novas funcionalidades inovadoras e relevantes, incluindo novos mecanismos de manipulação visual de dados, nos quais a participação activa dos investigadores do CITI foi crucial para o seu sucesso.

A melhoria dos mecanismos de manipulação de dados, interação, visualização e verificação permite aos programadores criarem de forma rápida e fácil aplicações empresariais robustas, com a confiança de que a OutSystems Platform irá automaticamente encarregar-se de temas como performance e segurança.

Esta nova manipulação de dados é muito simples de utilizar, tendo sido feito um investimento significativo de forma a torná-la extremamente expressiva. Isto significa que os programadores podem gerir a manipulação de dados de uma empresa sem a necessidade de escrever qualquer código (C#, Java, SQL, etc.)

Um dos aspectos-chave desta nova capacidade é a utilização de dados reais para pré-visualização e manipulação. A OutSystems Platform 9 fornece aos programadores um feedback em tempo real, face às alterações feitas a uma aplicação, originando uma maior produtividade durante todo o processo de desenvolvimento.

Segundo João Costa Seco, investigador do CITI, “ nos últimos anos a OutSystems foi capaz de colocar em prática muitas inovações baseadas na linguagem de programação e fez um esforço para descobrir, absorver e transferir muitas funcionalidades científicas inovadoras para dentro da sua solução. A manipulação de dados incluída na OutSystems Platform 9 irá definitivamente alterar a forma como os programadores desenvolvem aplicações”.

Segundo Hugo Lourenço, Engenheiro Sénior da OutSystems, “a colaboração com o CITI permitiu-nos incluir o vasto e útil conhecimento académico, inerente às instituições que temos em Portugal, e aplicá-lo a um produto comercial de sucesso. O compromisso da FCT com a nossa parceria e a sua excelência científica tiveram um grande impacto nesta nova forma de manipulação de dados. Estamos confiantes que esta parceria vai continuar com outros projectos que já tiveram início com a Universidade”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor