Oracle lança sistema para armazenamento convergente na nuvem

CloudEmpresasSoftware

A empresa tecnológica Oracle divulga o primeiro sistema para armazenamento convergente na cloud. De acordo com o comunicado de imprensa, o lançamento deste produto representa a primeira vez que um fornecedor de soluções de cloud pública à escala mundial integra os seus serviços cloud e os seus sistemas de armazenamento de elevado desempenho NAS (Network Attached Storage) nos ambientes on-premises.

O software Oracle ZFS Cloud, incluído na última versão da Oracle ZFS Storage Appliance, permite que as empresas possam transferir  os seus dados e aplicações para a nuvem. Através da transferência, o software otimiza o valor e as poupanças, e elimina ao mesmo tempo a necessidade de gateways externos de armazenamento na nuvem. Deste modo evita os custos de licenciamento de software e de acessos à cloud (AKA – custos de entrada na cloud) que são cobrados pelos fabricantes dos sistemas legados locais, pelo direito de acesso à cloud pública a partir das suas plataformas de infraestruturas.

A abordagem co-engineered da Oracle retira dos utilizadores a responsabilidade de fazerem a sua própria integração na cloud pública a partir das suas instalações, bem como de terem que gerir ambientes com vários requisitos de segurança, equipas de suporte, standards da indústria e vários grupos de funcionalidades, a par do suporte quotidiano, do diagnóstico e da visibilidade ponta-a-ponta.

“Com a sua ZFS Cloud, a Oracle desafia em simultâneo os fornecedores de cloud pública que não podem oferecer sistemas de armazenamento com elevados níveis de desempenho em ambientes on-premises, e os fabricantes de hardware tradicionais que não possuem clouds públicas realmente integradas”, afirma Mark Peters, Practice Director & Senior Analyst, Enterprise Strategy Group. “A Oracle está a trazer valor acrescentado real para as empresas ao disponibilizar uma ferramenta híbrida de dados autêntica, com uma opção de segurança na cloud construída diretamente no seio do sistema de armazenamento, contribuindo para simplificar substancialmente as experiências dos utilizadores”, sublinha o diretor.

Por um outro lado “a computação na nuvem está a forçar os profissionais de TI a repensarem as infraestruturas das suas empresas de modo a poderem acomodar a tecnologia necessária ao seu regular funcionamento, desafiando o futuro das suas organizações e negócios,” explica Steve Zivanic, Vice President, Storage, Converged Infrastructure, Oracle. “A Oracle ZFS Cloud é o facilitador da unificação que ajuda os clientes a ultrapassarem o fosso entre as infraestruturas de que dispõe atualmente e os seus planos para uma adoção mais alargada da cloud pública.”, conclui o vice presidente.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor