Oracle lança Big Data SQL

CloudData-StorageServidoresSoftware

A Oracle anunciou o lançamento do Big Data SQL, um software baseado em SQL que integra dados de forma transparente através de Hadoop, NoSQL e Oracle Database. O Oracle Big Data SQL corre sobre a Oracle Big Data Appliance e pode trabalhar em conjunto com a Exadata Database Machine do mesmo fabricante. Dotado de tecnologia

A Oracle anunciou o lançamento do Big Data SQL, um software baseado em SQL que integra dados de forma transparente através de Hadoop, NoSQL e Oracle Database.

Big Data

O Oracle Big Data SQL corre sobre a Oracle Big Data Appliance e pode trabalhar em conjunto com a Exadata Database Machine do mesmo fabricante.

Dotado de tecnologia Smart Scan, o Oracle Big Data SQL permite pesquisar quase todas as formas de dados estruturados e não-estruturados, ao mesmo tempo que visa minimizar o movimento dos dados, garantindo análises mais rápidas dos dados distribuídos pelo Hadoop, pelo NoSQL, e pelas Bases de Dados Oracle. Com esta nova solução, as funcionalidades de segurança da Base de Dados Oracle, incluindo as políticas de segurança que já existam nas empresas, expandem-se agora aos dados Hadoop e NoSQL.

A disponibilização do Oracle Big Data SQL está prevista para o 3º trimestre de 2014.

“As empresas usam cada vez mais outras fontes de dados para lá das bases de dados relacionais, como o Hadoop e o NoSQL, pelo que a informação encontra-se cada vez mais em silos, consolidando a visão e a análise dos dados e limitando cada vez mais o verdadeiro potencial do Big Data”, afirma Andrew Mendelsohn, Executive Vice President de Database Server Technologies na Oracle. “A Oracle Big Data SQL usa a popular e testada linguagem de pesquisa SQL para desfazer estes silos e trazer finalmente os grandes volumes de dados para o centro dos negócios. A Oracle mantém a sua liderança na inovação das bases de dados com esta forma simples, mas, no entanto, poderosa, das empresas acederem a todos os seus dados, aproveitando os investimentos já realizados e os recursos existentes, obtendo mais valor e novas visões que podem ajudar a transformar os seus negócios”, opina.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor