Oracle impulsa oferta Cloud

EmpresasNegócios

OpenWorld 2013. Deixando para trás uma estratégia em que a nuvem tinha pouco peso, a Oracle está a ampliar a sua oferta para levar todos os seus serviços e soluções para o modelo pago por uso. A “era da informação”,  – assim define o próprio Larry Ellison – em que estamos imersos, também fez com

Pablo Fernandez-01

OpenWorld 2013. Deixando para trás uma estratégia em que a nuvem tinha pouco peso, a Oracle está a ampliar a sua oferta para levar todos os seus serviços e soluções para o modelo pago por uso.

oracle-cloud-01A “era da informação”,  – assim define o próprio Larry Ellison – em que estamos imersos, também fez com que as empresas precisem de encontrar novos modelos apoiados na nuvem, a fim de garantir os seus processos de TI, sem que o custos associados afoguem os seus orçamentos.

Embora há uns anos a Oracle se tenha mostrado muito relutante no momento de dar o salto para as modalidades de pagamento por uso, hoje podemos dizer que o seu portfólio de serviços nesta área é uma das mais completas do mercado, incluindo praticamente qualquer dos segmentos onde já estava presente com os softwares tradicional.

Todos eles se encontram sob o guarda-chuva da Oracle Cloud, que também conta com a sua loja de aplicações própria para o segmento profissional, a Oracle Marketplace.

Durante a conferência OpenWorld 2013, a empresa aproveitou a oportunidade para anunciar dez novos serviços que se unem aos já existentes. Atualmente, conta com mais de 18 mil clientes que já adotaram algo deles, seja como nuvem pública, privada ou híbrida. Como explicou Thomas Kurian, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Software da Oracle, o objetivo da empresa é proporcionar a infraestrutura necessária para conseguir migrar as suas aplicações e processos caso o necessitem. Neste caso, “os clientes não têm que se preocupar com qualquer tipo de manutenção ou remendo. Somos nós quem toma conta de tudo”, apontou Kurian. O resultado é uma redução de custo significativa.

oracle-cloud-openworld-2A oferta da Oracle abrange desde as aplicações até às plataformas ou infraestruturas, incluindo a modalidade de Base de dados como serviço, cada vez mais exigida, admitiu Kurian. “A ideia é dar ao cliente a possibilidade de escolher o que necessita em base das suas possibilidades”.

E é que a Oracle Cloud oferece as últimas novidades lançadas no mercado e garante as atualizações mais recentes de software em tempo recorde. É um detalhe realmente a considerar, uma vez que estes processos acabam por tornar-se numa dor de cabeça para os administradores de TI.

Adotar o modelo de assinatura por uso não requer grandes gastos iniciais em matérias de licenças. À medida que são precisos mais recursos, as empresas podem facilmente adquiri-los nesta plataforma.

Para ter uma ideia, a Oracle Cloud está a suportar cerca de nove milhões de utilizadores e 19 mil milhões de transações por dia. Os serviços prestados aos clientes são distribuídos (em conformidade com os regulamentos), em 13 centros de dados e mais de sete mil servidores com 200 petabytes de armazenamento.

Estes são os dez novos serviços Cloud anunciados pela Oracle durante o OpenWorld 2013:

Compute Cloud: Permite aos clientes melhorar as capacidades de computação elástica para lidar com qualquer carga de trabalho na nuvem. É seguro, adapta-se a cada empresa, totalmente configurável e oferece ótimas capacidades de monitorização.

Object Storage Cloud: Oferece aos usuários uma object store de alta disponibilidade, redundante e segura para grandes quantidades de dados não estruturados.

Database Cloud: Garante um controlo completo dos exemplos de base de dados dedicados e suporta qualquer aplicação Oracle Database, oferecendo aos utilizadores uma maior flexibilidade e seleção sobre o nível de serviço geridos que a Oracle oferece.

Java Cloud: Apresenta Clusters Oracle WebLogic Server para o desenvolvimento das aplicações Java e oferece controlo administrativo completo sobre o serviço, com capacidades de back-up automático, recuperação, correção, tudo isto com uma alta disponibilidade.

Business Intelligence Cloud: permite aos utilizadores analisar dados com escritórios visuais e interativos para os dispositivos web e mobile. Com capacidades de carga de dados autosserviço, modelação, análises e administração das aplicações em nuvem sem assistência do TI.

Documents Cloud: É uma solução de comparticipação de ficheiros e colaboração de autosserviço com sincronização mobile e desktop, e integração com as aplicações cloud e on-premise.

Mobile Cloud: Simplifica a conectividade empresarial móvel, permitindo às empresas construir qualquer aplicação para qualquer dispositivo conectado a qualquer fonte de dados com uma segurança de nível empresarial.

Data Base Backup Cloud: Permite ao negócios realizar backup da sua base de dados Oracle na Oracle Cloud. Também permite a criação de uma réplica dos backups desde a Oracle Database Backup Logging Recovery Appliance para a Oracle Cloud.

Billing and Revenue Management Cloud: Dá a oportunidade às empresas a faturação por subscrição sólida e altamente escalável para capturar os ingressos recorrentes de novos serviços.

Cloud Marketplace: Oferece um marketplace global onde os parceiros podem publicar aplicações e os clientes podem navegar e descobrir novas soluções para satisfazer as suas necessidades de negócio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor