Oracle compra NetSuite por 9,3 mil milhões

Negócios
0 0 Sem Comentários

A Oracle anunciou a compra da NetSuite por 9,3 mil milhões de dólares, uma quantia avultada que marca a continuação da estratégia agressiva da tecnológica no mercado da cloud.

O preço que a Oracle vai pagar é superior ao valor das ações da NetSuite, embora a notícia da compra tenha feito disparar os títulos da especialista na nuvem. Os analistas acreditam que é um prémio justificado, dado o contexto do mercado.

No comunicado da aquisição, a Oracle referiu esperar que a transação esteja concluída ainda este ano. “As aplicações cloud da Oracle e da NetSuite são complementares e irão coexistir no mercado para sempre”, garantiu Mark Hurd, CEO da Oracle. “Pretendemos investir forte nos dois produtos – engenharia e distribuição”, acrescentou.

Safra Catz, co-CEO da tecnológica, adiantou também que a aquisição irá ter impacto nas receitas no primeiro ano fiscal após a integração.

Há ainda o pormenor importante de Larry Ellison, chairman executivo da Oracle, deter com alguns membros da sua família 40% das ações da NetSuite – motivo pelo qual a empresa frisou que as negociações foram lideradas por um comité independente. A NetSuite foi fundada em 1998 e apresentou esta semana uma forte subida nas receitas do segundo trimestre.

Para a Oracle, é mais uma jogada na cloud, para onde todas as grandes do mercado estão a ir. Apesar de SAP e Microsoft estarem também a reportar bons resultados na nuvem, é com os olhos na Salesforce.com que a Oracle anuncia esta aquisição, em especial no mid-market. Este ano foram já várias as compras nesta área, incluindo a Textura e a Opower, e a gigante reportou em junho que as receitas da cloud representam 8% do seu volume de negócios.

“A NetSuite trabalha há 18 anos para desenvolver um sistema único que permita gerir um negócio na nuvem”, afirmou Evan Goldberg, fundador e diretor tecnológico da empresa. O CEO, Zach Nelson, acrescentou que a NetSuite irá beneficiar da escala da nova casa-mãe para acelerar a disponibilidade das suas soluções em mais indústrias e países.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor