Operadoras perdem 300 milhões de clientes

e-RegulaçãoLegalMobilidade

Segundo a Comissão Europeia, as operadoras de telecomunicações estão a desperdiçar um mercado de cerca de 300 milhões de utilizadores de telemóveis ao cobrarem tarifas de roaming. O estudo, realizado a 28 mil cidadãos da União Europeia, conclui que 94 por cento dos inquiridos que viajam para fora do seu país limitam a utilização de

Segundo a Comissão Europeia, as operadoras de telecomunicações estão a desperdiçar um mercado de cerca de 300 milhões de utilizadores de telemóveis ao cobrarem tarifas de roaming.

smartphone-userO estudo, realizado a 28 mil cidadãos da União Europeia, conclui que 94 por cento dos inquiridos que viajam para fora do seu país limitam a utilização de serviços, como redes sociais e e-mails, por causa das tarifas de roaming.

28 por cento dos viajantes na UE desligam o telemóvel quando se deslocam para outro país e só oito por cento utiliza o telemóvel no estrangeiro para fazer chamadas da mesma forma que faz no seu país. Três em cada dez, aliás, nunca telefonam quando estão a viajar.

Em vez de chamadas, há mais utilizadores a optarem pelas mensagens escritas, ainda que um quaro dos viajantes não envia SMS quando se desloca para outro país da União Europeia. Apenas dois em cada dez enviam mensagens escritas no estrangeiro da mesma forma que no seu país de origem.

47 por cento dos inquiridos nunca utiliza o correio eletrónico e as redes sociais noutro país europeu. Só um em cada dez utiliza o correio eletrónica e um em cada 20 utiliza redes sociais da mesma forma do que nos seu país de origem.

Assim, Bruxelas calcula que as operadoras de telecomunicações estão a perder 300 milhões de utilizadores de telemóveis como clientes devido às atuais estratégias de tarifas.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor