Olisipo lança pós-graduação em Business Intelligence

Business IntelligenceData-StorageNegócios

Autónoma Academy, SDG Group, Qlik e Olisipo lançam pós graduação em Business Intelligence em Lisboa, com início a 16 de março.

Segundo a McKinsey, 90% de todos os dados do planeta foram gerados nos últimos 24 meses. A revista MIT Technology Review notava em 2013 que apenas 0,5% dos dados existentes eram analisados. Com taxas de crescimento superiores a 50% anuais, vamos ter 43 vezes mais dados em 2020, estima a IBM. E estamos apenas a falar de volume, não de diversidade, complexidade, formatos ou origens.

É assim que a Olisipo “justifica” a nova pós-graduação em Business Intelligence que inicia no próximo dia 16 de março.

Em simultâneo, diz a empresa, o mundo empresarial exige tempos de decisão cada vez mais reduzidos, mais pessoas em todos os níveis da estrutura a intervir na execução dos processos e que todas as opções tomadas sejam justificadas ou baseadas em dados.

“A procura por profissionais de Business Intelligence qualificados que entendam o que necessitam os gestores, que processos empresariais se procuram otimizar ou redefinir, que dados podem aprofundar o conhecimento da realidade das empresas e como recolher, tratar e apresentar esses dados, simplesmente explodiu. A necessidade destes profissionais será crescente na próxima década”, dizem em comunicado.

De acordo com José Bagina, responsável pelo escritório português da SDG Group, “tivemos de triplicar o número de colaboradores em 2016 e foi um grande desafio encontrar recursos com este perfil completo no mercado. Foi assim que surgiu a ideia de lançar esta pós graduação“.

Eduardo Cardadeiro, diretor executivo da Autónoma Academy, refere “é um programa inovador, com uma vertente teórica e conceptual abrangente e iminentemente prático que visa a criação de competências para especialistas e gestores utilizarem métodos de business analytics. Está orientado a jovens licenciados das áreas de informática de gestão, gestão da informação, engenharia informática, matemáticas aplicadas e estatística e para profissionais com experiencia em áreas de controlo de gestão, Competitive intelligence, Chief Data Officer ou Chief Analytics Officer”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor