OLAmobile compra alemã IconPeak

e-MarketingMobilidadeSmartphones

Com um investimento de 10 milhões de dólares a multinacional reforça posição no mercado global de mobile marketing.

A OLAmobile, grupo multinacional de Mobile Marketing Technologies, anunciou a compra da alemã IconPeak, o que representa um investimento de 10 milhões de dólares e tem como objetivo reforçar a presença do Grupo e assumir-se como principal player no mercado do mobile marketing a nível global. Com a aquisição da IconPeak, a OLAmobile passa também a deter a sua subsidiária BidderPlace.

Para Antoine Moreau, CEO da OLAmobile, “com a compra da IconPeak e, consequentemente, da BidderPlace, significa que adquirimos duas das redes publicitárias mobile com com maiores taxas de crescimento na Europa, e cuja trajetória de crescimento se tem revelado impressionante. Os seus responsáveis assim como as restantes equipas criaram estruturas e duas empresas bem-sucedidas e lucrativas, e estamos ansiosos para unir forças e trabalhar com o claro objetivo de nos tornarmos o líder do mercado global de performance marketing no espaço mobile”.

Gunnar Kämpgen, co-fundador e CEO da IconPeak e BidderPlace, reage à compra afirmando que será uma mais-valia para todos, uma vez que “a grande reputação da OLAmobile, a infraestrutura existente com muitos escritórios em todo o mundo e o conhecimento no setor vai possibilitar-nos impulsionar o nosso crescimento em mercados existentes e também em novos. Com os nossos modelos de negócios complementares, estamos ansiosos para unir sinergias, e assim podermos não só aumentar as nossas receitas, mas também construir uma plataforma muito poderosa neste setor de performance marketing mobile”.

Com esta aquisição, a OLAmobile passa a contar com um escritório em Berlim, o que representa também um aumento de 40 pessoas na estrutura de recursos humanos do Grupo. Contudo, é em Portugal que se mantém o maior escritório da multinacional de mobile marketing, com as equipas de Vendas, Marketing, Gestão de Clientes, Business Development e Desenvolvimento de Software, que conta com 73 colaboradores nos escritórios em Lisboa e ainda o escritório em Guimarães onde instalou a sua primeira equipa técnica em solo nacional, atualmente composta por 6 pessoas.

A aquisição da Iconpeak pela OLAmobile acontece numa altura em que, segundo um estudo realizado pela IAB Europe e IHS Markit, as receitas de publicidade móvel aumentaram 60.5%, passando dos 39 bilhões de euros (US $ 52 bilhões) em 2015 para os 63 bilhões de euros (US $ 83 bilhões) em 2016, e as previsões são de que deverão continuar em crescendo com o contributo dado pelas inovações ao nível das tecnologias de marketing. Uma situação que se reflete também numa mudança nos gastos em publicidade, com os investimentos direcionados aos media digitais a aumentar comparativamente aos media tradicionais. De acordo com o eMarketer, até 2020, os gastos com publicidade móvel apenas serão contabilizados em ⅓ relativamente a todos os investimentos em publicidade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor